Wellington Dias defende diálogo e separação entre movimento pacífico e prática criminosa
Ao comentar nesta sexta-feira (14) as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo, Rio de Janeiro e outros municípios do país, o líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, senador Wellington Dias (PI), disse que é preciso separar que é um movimento pacífico daquilo que é, muitas vezes, uma prática criminosa. Ele defendeu o diálogo como caminho para encontrar uma solução para o problema.
Para o senador petista, o estado deve garantir o legítimo direito da manifestação de estudantes, de trabalhadores, de organizadores, mas deve estar atento àqueles indivíduos infiltrados no movimento com o intuito de cometer crimes. O senador lembrou episódio semelhante vivenciado por ele em 2011 quando era governador do Piauí. Segundo ele, o impasse foi resolvido na base do diálogo.
- Conseguimos separar o joio do trigo, no sentido de verificar quem estava no movimento com o intuito de prática perigosa. E foram detectadas em Teresina pessoas com as fichas da pior possibilidade, infiltradas no movimento, encapuzadas, incendiando ônibus, depredando veículos, e que não tinha nada a ver com as razões do outro movimento, que dizia respeito a um protesto em relação ao preço da passagem – recordou.
Segundo o senador, alem dos movimentos sociais, participaram da construção de uma solução o então prefeito da capital do Piauí, Elmano Férrer, líderes regionais de todos os partidos e empresários do setor de transportes.
- Chegou-se à solução por uma passagem que ficou compatível com os custos – disse o parlamentar.
Wellington Dias disse ainda que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem manifestado posição firme de cooperação com o estado de São Paulo.
- De um lado, compreendemos, em uma democracia, como legítimo o direito do protesto, de manifestação, tanto para estudantes como para outros setores da sociedade; de outro, o limite, que esbarra no direito dos outros, no sistema e na lei – argumentou.
14/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim quer diálogo entre Mercosul e Aliança do Pacífico
Manifestações em SP: Aloysio cobra punição de vandalismo; Wellington Dias pede diálogo
Wellington Dias registra atividades do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública
Wellington Dias saúda dez anos da rede internacional Movimento Político pela Unidade
MARINA DEFENDE DIÁLOGO ENTRE FHC E GOVERNADORES
Osmar Dias quer diálogo entre governo e produtores rurais