Wilson Matos aponta papel social de universidades privadas



O senador Wilson Matos (PSDB-PR) assinalou o papel social das instituições privadas de ensino superior no país:

- Dos mais de 20 mil cursos superiores oferecidos, 75% estão em instituições privadas.

O parlamentar revelou que esses estabelecimentos empregam 200 mil dos 300 mil professores universitários e 157 mil dos 272 mil funcionários do ensino superior.

Ainda segundo dados do último censo sobre educação, citados em Plenário por Wilson Matos, 87% das vagas no ensino superior são oferecidas pela iniciativa privada. Dos 4,5 milhões de estudantes universitários, mais de 3,3 milhões estão nessas instituições, que também são responsáveis pela formação de mais de 70% dos profissionais de nível superior no país.

Wilson Matos admitiu que as universidades particulares ainda apresentam deficiências segundo as avaliações governamentais, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), mas ponderou que essas instituições também estão submetidas a controle de qualidade do Ministério da Educação. Na sua opinião, tanto as avaliações de desempenho como as políticas de financiamento estudantil foram fundamentais para melhorar a qualidade de ensino e democratizar o ingresso no ensino superior.

Na perspectiva de estimular o setor, o parlamentar reivindicou ampliação do acesso ao financiamento estudantil e o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento das mensalidades escolares. Paralelamente, queixou-se da obrigatoriedade de as instituições arcarem com o ônus de alunos inadimplentes e defendeu projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que amplia o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e transforma dívidas das instituições com a União em crédito educativo.

11/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Matos, do Paraná, despede-se do Senado

Wilson Matos quer aumentar permanência de estudantes na escola

Wilson Matos apresenta sugestões para área de educação

Professor do ensino básico deve ser avaliado, defende Wilson Matos

Wilson Matos sugere derrubada de veto à Emenda 3 da Super-Receita

Fórum debaterá papel das ouvidorias públicas e privadas