Workshop debate plano diretor do Polo Industrial de Manaus



Debater as propostas da versão preliminar do Plano Diretor de Gestão e Resíduos do Pólo Industrial de Manaus (PIM) é o objetivo do workshop que será realizado nesta terça-feira (6), pela Superintência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica).

A elaboração do plano diretor é a segunda etapa do estudo para o desenvolvimento de uma solução integrada relativa à gestão de resíduos do Polo Industrial de Manaus.A primeira fase consistiu no mapeamento das atuais condições de manuseio e gestão dos produtos, o que vai propiciar a criação de um banco de dados sobre o mercado de oferta e demanda de serviços. Com isso, o que se espera é contribuir para o aquecimento da atividade empresarial no setor. O plano deve ser implantado no período entre 2011 e 1015.

No documento, deverão constar diretrizes para a melhoria da gestão na área de maneira a nortear as empresas incentivadas do parque fabril local na definição de procedimentos adequados de destinação de resíduos, com base no princípio dos 3Rs (Reduzir,Reutilizar e Reciclar).

As propostas da atual versão do plano diretor se baseiam nas informações obtidas nos levantamentos realizados nas indústrias e nas empresas gestoras durante a etapa inicial do estudo, além dos resultados das reuniões periódicas realizadas entre a equipe de consultores contratada pela Jica e das contribuições advindas dos participantes dos dois workshops anteriores.

Voltado a instituições governamentais, entidades de classe, empresas geradoras e gestoras de resíduos, organizações não-governamentais ligadas à área do meio ambiente e consultores, o workshop propicia submeter propostas à apreciação de todos os interessados e envolver o máximo de agentes no processo de elaboração do plano diretor.

Participam como parceiros a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e a Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas (CCINB-AM). O estudo também conta com o apoio de órgãos governamentais ligados à questão ambiental.

Fonte:
Superintendência da Zona Franca de Manaus

 



06/04/2010 09:33


Artigos Relacionados


Polo Industrial de Manaus fatura R$ 83,28 bi em 2013

Polo Industrial de Manaus registra recordes no 1º quadrimestre

Polo Industrial de Manaus tem alta de 20,44% no faturamento de janeiro

Senado destaca os 45 anos do Polo Industrial de Manaus

Senadores celebram 45 anos do Polo Industrial de Manaus

Em cinco meses, Polo Industrial de Manaus fatura US$ 16,3 bilhões