XIV Conferência Nacional de Saúde começa nesta 5ª, dia mundial contra a Aids



Será aberta nesta quinta-feira (1o), às 9h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a XIV Conferência Nacional de Saúde. É considerado o maior evento brasileiro na área e contará com a presença de segmentos da área de saúde, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade, desde que atendam o que dispõe o Regimento da Conferência de Saúde.

São esperadas mais de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados. Os delegados foram eleitos em conferências estaduais e municipais, nas quais foram retiradas propostas. Todos os participantes vão debater os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprovar propostas de melhorias.

Durante a abertura, os Correios vão lançar os oito selos da Emissão Especial "Campanha de Prevenção da Aids", ilustrados pelo cartunista Ziraldo. Estarão presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro; e o cartunista Ziraldo.

Em seguida, às 12h, será feito o lançamento da cartilha da Aids, denominada Por Toda a sua Vida. A cartilha é dirigida a diversos públicos com a finalidade de orientar sobre as várias formas de prevenção. Juntamente com os selos, este lançamento marca a comemoração do Dia Internacional de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro, conforme instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta data, serão realizadas milhares de ações de conscientização ao redor do mundo e os selos representam o engajamento dos Correios em prol da campanha.

Embora a abertura ocorra somente na quinta-feira, algumas atividades começaram já a partir desta quarta-feira (30), com um ato de Defesa do SUS, promovido pelos movimentos Ssciais e mesa sobre o documentário O Veneno Está na Mesa, do cineasta Silvio Tendler, a partir das 20h.

Depois da abertura, na quinta-feira, o presidente da 14ª. CNS, Alexandre Padilha, coordenará a Mesa Central Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. Logo depois, serão realizados ainda 11 diálogos temáticos, em que serão discutidos os desafios para efetivar a participação social, a seguridade social, o acesso universal e as políticas públicas, a relação público x privado, entre outros temas.

Durante o último dia da 14ª CNS (4/12) acontece a plenária final, com a votação de diretrizes e propostas que devem nortear as políticas públicas para o Sistema Único de Saúde nos próximos anos.

Fonte:
Correios
Ministério da Saúde



30/11/2011 20:07


Artigos Relacionados


Programa Estadual DST/Aids-SP promove debate sobre temas da Conferência Mundial de Aids

Ministério da Saúde lança campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Conferência Nacional de Bioenergia começa nesta quarta

4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente começa nesta quinta (24)

Ministério da Saúde divulga novos números da Aids no País pelo dia mundial de luta contra a doença

Aids: Arte nos muros do Carandiru marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids