Zambiasi fala sobre economia e mudanças em palestra na Fecomércio
O presidente falou a uma platéia atenta de mais de 100 líderes e representantes comerciais, realizando um balanço das medidas adotadas pela administração da Assembléia no ano passado e projetando ações para este ano. Zambiasi chamou a atenção dos presentes ao declarar que utiliza, em sua gestão à frente do Parlamento, preceitos fundamentais da administração empresarial, conforme sua experiência na iniciativa privada: não gastar mais do que dispõe, não desperdiçar material, valorizar os recursos humanos e proporcionar sua qualificação permanente.
A implantação dos centros de custo nos gabinetes parlamentares permitiu que, com o mesmo volume de recursos, os parlamentares passassem a enumerar onde e como faria determinada despesa. “Com isso, foi possível que cada deputado soubesse o valor de uma caneta, de uma postagem por correio, de uma ligação telefônica”, exemplificou Zambiasi, lembrando que foi adotado como regra na Assembléia tudo aquilo que um bom empresário faz em sua empresa ou que as donas de casa sabem como fazer para espichar o orçamento doméstico até o final do mês: prioridades, critérios, zelo.
Com essa austeridade, segundo Zambiasi, os resultados foram imediatos e o Parlamento gaúcho chegou ao final do ano passado totalmente adaptada às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo antes do prazo legal. “Em 2001, conseguimos economizar R$ 4 milhões e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência deste Poder e a qualificação de suas relações com a sociedade”, resumiu. E com essa economia foi viabilizada a compra de laptops e a modernização dos equipamentos de informática.
A normatização dos chamados auxílios também permitiu uma economia significativa, lembrou Zambiasi. Ele disse que as dotações orçamentárias do Poder Legislativo agora são dirigidas à sociedade civil. Ao contrário do que acontecia anteriormente, a Assembléia passou a concentrar seus recursos em saúde e ações sociais, deixando de patrocinar festas típicas. “O município que não dispõe de recursos para realizar um evento comemorativo não deve fazê-lo. Não é justo gastar em um final de semana o dinheiro necessário para construir um posto de saúde”
Zambiasi também lembrou aos empresários os mecanismos adotados para deixar a Assembléia cada vez mais próxima dos gaúchos, como o Fórum Democrático e as Comissões Permanentes, através dos quais os deputados percorreram o Rio Grande debatendo temas como Segurança Pública, Desigualdades Regionais e a Universidade Estadual. O presidente citou aos empresários inovações como a Escola do Legislativo, o sistema Interlegis, a Ouvidoria Parlamentar, o Recanto Gaúcho, a Capela ecumênica, o Programa de Capacitação Profissional, e a maximização do uso dos espaços do Palácio Farroupilha. O incremento da Comunicação Social também foi lembrado, com o aprimoramento tecnológico e de programação da TV Assembléia, do site na internet e da Agência de Notícias.
O presidente Zambiasi finalizou sua palestra garantindo que o ano eleitoral não irá afastar a Assembléia de seus princípios administrativos. “Tanto é assim que está acordado entre os deputados de todas as bancadas um esforço para fechar o primeiro semestre com a pauta de matérias essenciais vencida”, complementou. Zambiasi também disse que a disputa eleitoral não irá impedir que o Parlamento cumpra rigorosamente suas obrigações constitucionais, seja propondo e votando leis, seja fiscalizando as ações do Executivo.
03/08/2002
Artigos Relacionados
Palestra: Emilio Moran fala na FAPESP sobre mudanças globais
Sugestão de Pauta: Zambiasi é palestrante em evento da Fecomércio
Em palestra, Serra fala sobre desenvolvimento do Estado
USP de São Carlos realiza palestra sobre Economia
Cultura promove palestra sobre Economia Criativa
USP promove palestra gratuita sobre mudanças climáticas