Zico defende campeonatos infanto-juvenis



O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira Arthur Antunes Coimbra, o Zico, ouvido nesta terça-feira (dia 24) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no futebol, manifestou preocupação com os jovens atletas. Para ele, é preciso organizar campeonatos infanto-juvenis que incentivem os jovens atletas.Zico disse também que conseguiu quebrar alguns tabus no esporte, com sua proposta de reforma legislativa, há dez anos, quando foi ministro dos Esportes. Citou como exemplos a Lei do Passe, a eleição nas Federações e a concepção de clube-empresa.

Incentivado pelo senador Álvaro Dias a candidatar-se à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Zico disse que não poderia fazê-lo por uma questão de ética. Ele lembrou que é dono de um clube de futebol, o Rio de Janeiro, que disputa a segunda divisão do campeonato carioca. "Por eu ter sido secretário de Esporte, presidente de sindicato e exercer a direção de um clube, eu me sinto preparado para sentar-me em qualquer cadeira relativa ao futebol", disse Zico, salientando, no entanto, que teria que se desfazer de seu clube para ficar desimpedido eticamente. Ele criticou a CBF e indicou o nome do ex-jogador Sócrates para presidir a entidade esportiva.

Quanto ao Flamengo, clube do qual é sócio benemérito e conselheiro, Zico disse lamentar o fracasso da parceria com a ISL, tentada pela atual diretoria. De acordo com o ex-jogador, a parceria significava a esperança de recuperação financeira do Flamengo. A CPI do Futebol ouve nesta quarta-feira (dia 25), às 10h, o depoimento do empresário Juan Figger.

24/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUBCOMISSÃO VAI OUVIR UNICEF SOBRE TRABALHO E PROSTITUIÇÃO INFANTO-JUVENIS

Senado promove Mostra de Livros Infantis e Infanto-Juvenis em homenagem a crianças e professores

CPI do Futebol ouve Zico

CPI do Futebol ouve Zico e empresários de jogadores

ZICO DEBATE MP DO FUTEBOL EM COMISSÃO MISTA

Campeonatos Sub-17 movimentam futebol feminino