Plenário aprova embaixadores na Alemanha e na ONU



Os nomes de dois embaixadores também foram aprovados em Plenário nesta terça-feira (18). A ministra Maria Luiza Viotti vai assumir a representação brasileira na Alemanha, e Luiz Alberto Figueiredo Machado vai se tornar representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Machado substituirá Viotti na ONU.

A indicação de Maria Luiza Viotti (MSF 99/2012) recebeu 54 votos favoráveis e seis contrários. Durante a votação, o senador José Agripino (DEM-RN) declarou seu apreço pela diplomata, considerada por ele uma das "cardeais do Itamaraty".

- É uma mulher de preparo inegável e singular, de posições muito claras. Uma funcionária exemplar, patriota, que tem colocado as posições do Brasil no organismo da ONU com muita afirmação, com um posicionamento muito equilibrado e que vem produzindo uma boa imagem do Brasil naquele foro internacional - ressaltou.

Já o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado teve sua indicação aprovada com 55 votos favoráveis e seis contrários. O diplomata, atual subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, foi um dos negociadores brasileiros na conferência na Rio+20, realizada em junho passado.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comentou que Machado é grande conhecedor dos assuntos internacionais e grande representante da diplomacia brasileira. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator da mensagem (MSF 98/2012) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), destacou que seu cargo talvez seja um dos mais importantes num mundo globalizado. Ele também elogiou a atuação do embaixador na Rio+20.

- O trabalho na Rio+20 deu a ele um capital muito grande de experiência e de renome internacional - observou Cristovam, que também elogiou a atuação de Maria Luiza Viotti na ONU.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova indicações de embaixadores para Coréia do Norte, Alemanha, Itália e Vaticano

Plenário aprova acordo entre Brasil e Alemanha para preservar florestas

Plenário aprova dirigente da ANS embaixadores

Plenário aprova nomes de embaixadores

PLENÁRIO APROVA NOVOS EMBAIXADORES NOS EUA E CUBA

PLENÁRIO APROVA NOMES DE OITO EMBAIXADORES