Recursos da Lei Rouanet viabilizam Festival de Teatro de Curitiba



Começou nesta semana o Festival de Teatro de Curitiba, que tem apoio dos recursos do mecanismo de renúncia fiscal da Lei Rouanet. Em sua 21ª edição, o evento, que acontece entre 28 de março e 8 de abril, reúne mais de 3.500 artistas.

O Ministério da Cultura (MinC) participou da abertura do festival, no Largo da Ordem, como também realizou encontro com os participantes, no Paço da Liberdade. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes, representou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Para o secretário, o festival demonstra que a importância da Lei Rouanet para o Brasil é visível e inquestionável. “Com 20 de anos de existência, obviamente que o cenário cultural brasileiro é outro e por isso temos buscado melhorias e apresentamos uma nova proposta ao Congresso Nacional. Mas foi com o auxílio dos recursos oriundos desse mecanismo que milhares de ações culturais, como essa, realizaram-se, mantiveram-se e prosperaram”, disse Menezes.

O diretor geral do festival, Leandro Knopfholz, destacou a importância da parceria com os órgãos públicos e comentou sobre o que mudou desde a primeira edição do evento, em 1992, que já contava com recursos da renúncia fiscal. “Hoje temos outra forma de comunicação, outra logística, outro cenário econômico. A sociedade também evoluiu e está mais atenta às novidades. Mas existem continuidades. Uma delas é que o evento continua contando estórias, nos lugares mais inusitados. Essa é a nossa essência: celebramos encontros e somos movidos por desafios”, afirmou.

Na quinta-feira (29) , o secretário Henilton Menezes e o coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação da Sefic, Odecir Costa, realizaram um diálogo com os participantes do Festival, no Paço da Liberdade. O encontro foi uma iniciativa do MinC em fazer parte da programação oficial dos principais eventos incentivados pelo mecanismo de renúncia fiscal da Lei Rouanet.

“Nossa proposta foi ampliar o debate sobre a gestão de financiamento à cultura brasileira e a atuação do segmento do teatro, focando nos principais anseios, demandas, sugestões e expectativas do público participante, assim como mostrar a dimensão e complexidade do incentivo fiscal”, disse Henilton Menezes, que apresentou números do setor cultural paranaense.

Fonte:
Ministério da Cultura

 



30/03/2012 17:18


Artigos Relacionados


Lei Rouanet apoia Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis

Teatro: Inscrições para o III Festival de Teatro da Oficina Cultural Alfredo Volpi estão abertas

Festival: Vencedores do VI Festival Nacional Curta Teatro de Sorocaba se apresentam no Sesi

Festival Olhar de Cinema, em Curitiba, recebe inscrições

Abertas inscrições para Festival Internacional de Cinema de Curitiba

Transferências de recursos de projetos culturais da Lei Rouanet serão automatizados