Seminário Internacional de Defesa Civil começa nesta segunda em Brasília



A partir desta segunda-feira (11), o papel da defesa civil será tema do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional, evento que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. A abertura do evento contará com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diopp.

O seminário tem como objetivo debater e trocar experiências nacionais e internacionais. No total, serão três dias de palestras e mesas temáticas com 52 palestrantes.

No primeiro dia do evento será realizada uma palestra magna com o economista sênior do Banco Mundial, Apurva Sanghi, que colaborou num amplo estudo sobre medidas preventivas e prejuízos diante dos desastres naturais.

Na terça-feira (12), nove especialistas internacionais farão palestras com tradução simultânea. Entre os palestrantes está o colombiano Omar Dario Cardona, contemplado com o prêmio Sasakawa da ONU pelo trabalho na gestão de risco, o norueguês Anders Solheim, especialista em prevenção de deslizamentos de terra, e Adri Verwey, que desenvolveu técnicas para conter as enchentes nos deltas da Holanda.

O último dia de evento foi reservado para mesas temáticas com representantes das defesas civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Roraima e Mato Grosso. Simultaneamente ocorrerão palestras com integrantes dos ministérios da Saúde, Cidades, e Ciência e Tecnologia.


Enfrentamento de catástrofes

De acordo com o subchefe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Cedec/RS), major Oscar Luis Moiano, a troca de experiências é um dos muitos aspectos positivos do seminário. Responsável por uma das palestras do evento, o major acredita que o seminário será um importante espaço de debates, troca de experiências e formulação de protocolos de ações que indiquem rápida e eficazmente o caminho a tomar na construção de políticas públicas, priorizando o preparo e a prevenção.

“Esta troca de experiências nos agregará elementos que devem servir de subsídios para sensibilização do poder público e da população acerca da importância do preparo no enfrentamento das catástrofes”, frisa o dirigente da Cedec/RS, que abordará em sua palestra a importância da integração dos entes do sistema de defesa civil.

Ele usará como referência a atuação da Coordenadoria Estadual e do Ministério da Integração Nacional nas ações de assistência e socorro durante as enchentes que castigaram recentemente o município gaúcho de São Lourenço do Sul. O major lembra que no auge da tragédia, a região recebeu a visita do chefe da Cedec/RS, Coronel Leandro Ribeiro da Fonseca e do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho.

A programação completa do seminário internacional está disponível no site da Defesa Civil.


Fonte:
Defesa Civil

 

08/04/2011 21:15


Artigos Relacionados


Fórum Nacional de Defesa Civil começa nesta segunda-feira (4)

Seminário: Congresso Internacional de Instrumentos de Medição começa nesta segunda-feira em São Paul

Começa no Interlegis o IV Seminário Internacional de Comunicação de Brasília

Conselho Nacional de Defesa Civil se reúne em Brasília nesta terça

Festival Internacional de Bonecos de Brasília começa nesta sexta

Salão Internacional do Artesanato começa nesta sexta (5) em Brasília