Senado aprova José Coelho para ministro do STM



Em votação secreta, com 48 votos favoráveis, 22 contrários e 2 abstenções, o Plenário do Senado aprovou a indicação de José Coelho Ferreira, ex-procurador-geral do Banco Central, para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM) na vaga decorrente da aposentadoria de Aldo da Silva Fagundes.

Ao encaminhar a votação, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) lamentou a falta de zelo do Senado em relação à sua prerrogativa de sabatinar candidatos indicados pela Presidência da República para exercer cargos importantes, como embaixadores e ministros dos tribunais superiores. "Sua exposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania foi um vexame, porque ele demonstrou não ter as qualificações jurídicas necessárias para exercer a função", disse.

No caso de José Coelho, prosseguiu Dutra, antes de deliberar sobre a indicação, o Senado deveria no mínimo esperar o fim da investigação sobre o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) que está sendo realizada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Conforme o senador sergipano, um relatório do ex-procurador-geral do Banco Central é peça importante para se chegar à verdade sobre o caso Banpará, disse.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Heloísa Helena (PT-AL) e Pedro Simon (PMDB-RS) também protestaram contra o hábito de o Senado encarar sua prerrogativa de aprovação de autoridades como mera formalidade.

Para o senador Sebastião Rocha (PDT-AP), o governo foi negligente ao enviar a indicação de José Coelho, demonstrando não estar acompanhando, com o devido rigor, os acontecimentos do Senado. Segundo o líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), esses argumentos não são válidos, estando José Coelho plenamente habilitado para exercer o cargo de ministro do STM.

O Senado aprovou, ainda, por 62 votos favoráveis, 8 contrários e 2 abstenções, a indicação do diplomata Marco Antônio Diniz Brandão para exercer a função de embaixador do Brasil junto ao Reino da Tailândia. Por 61 votos sim, 8 não e 3 abstenções, foi aprovada também a indicação presidencial da diplomata Maria Lúcia Santos Pompeu Brasil para exercer o cargo de embaixadora do Brasil junto à República de El Salvador. As deliberações do Senado serão encaminhadas à presidência da República.

29/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova indicação de José Coelho para o STM

Senado aprova José Múcio para ministro do TCU

Jucá lamenta saída de José Coelho do Senado

CAE aprova indicação de José Múcio para ministro do TCU

Senado aprova requerimento de pesar pela morte de Plínio Ramos Coelho

José Coelho alerta para efeitos da crise de energia na fruticultura irrigada