10ª Semana da Ciência e Tecnologia supera edição anterior



A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) já supera a edição do ano passado em número de atividades e de instituições, segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O recorde de 28.148 ações e de 911 parceiros em 2012 foi ultrapassado. Até a tarde desta quarta-feira (6), 30.160 atividades chegaram a ser cadastradas no site do evento, com a mobilização de 1.003 parceiros em 672 cidades.

O Amazonas é o estado com o maior número de atividades, de acordo com os registros feitos até o momento. Com 9.217 ações, o estado vem seguido de Minas Gerais (4.684), Rio de Janeiro (3.047), Rondônia (2.351), Maranhão (1.842) e Rio Grande do Sul (1.814).

Como ocorreu no ano passado, o estado de Minas Gerais se destaca em relação à quantidade de cidades e de instituições envolvidas. Contou com 121 municípios e 239 parceiros mobilizados na 10ª SNCT.

Na comparação com o resultado obtido em 2012, algumas unidades da federação revelam avanços significativos em número de ações, cidades e instituições participantes. É o caso do próprio Amazonas, do Acre, de Goiás, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e de Tocantins.

Também tiveram aumentos importantes de atividades: Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso e Roraima. E de cidades ou instituições envolvidas: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.

Crescimento contínuo

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o País no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secis e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Na primeira edição, em 2004, foram realizadas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de C&T. “Ano a ano a semana vem se superando em público e em atividades desenvolvidas e é o que estamos verificando novamente nesta edição”, comemora o titular da Secis, Oswaldo Duarte Filho.

E os números da SNCT 2013 não param de crescer com os novos cadastros realizados diariamente pelas coordenações estaduais e pelos diversos organizadores envolvidos com a semana nos municípios. Uma situação que deve prosseguir até o fim do ano, como lembra o secretário do MCTI. Ele explica que algumas atividades e registros estão sendo feitos fora do período de mobilização nacional (de 21 a 27 de outubro).

“Muitas cidades deixam para se cadastrar depois de executar a atividade e alguns municípios fazem ações depois da data fixada, pois é comum associarem a semana a outras programações”, esclarece. Na avaliação de Oswaldo, é preciso considerar, além da quantidade, a qualidade dos eventos promovidos.

Ele ressalta ainda que os números são maiores do que é oficialmente informado. “Isso é subestimado, já que o cadastro é espontâneo, ou seja, não é uma obrigação. Temos certeza de que o total é no mínimo 50% maior do que o registrado”, diz.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



06/11/2013 17:43


Artigos Relacionados


Papo Ciência inicia ações da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Estação Ciência coordena no Estado a Semana de Ciência e Tecnologia

Indústria supera patamar anterior à crise, diz CNI

Produção de grãos da safra atual supera a anterior em 9,2%

Em 2010, Cade supera em 38% o número de processos julgados no ano anterior

Moagem de cana-de-açúcar medida até janeiro supera safra anterior em 2,63%