465 novos agentes penitenciários devem tomar posse até dia 27



Depois de empossados, passarão por curso de formação específico da categoria

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), nomeou no dia 29 de janeiro os últimos 465 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) habilitados no concurso realizado em 2005, que farão a segurança das muralhas e imediações das unidades prisionais de regime fechado. As vagas foram destinadas as unidades pertencentes às coordenadorias das regiões Noroeste, Central, Vale do Paraíba e Litoral, além da Capital e Grande São Paulo. Os candidatos nomeados podem, a seu critério, postergar a escolha até 30 dias, conforme Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, desde que solicitada junto ao Centro de Seleção da Pasta, dentro do prazo inicial de posse (até 27/02/2008).

Para se tornar um agente de muralha, como são conhecidos os AEVPs, os candidatos se submeteram a provas e testes, aplicados nas várias etapas – todas eliminatórias – do concurso, composto por prova escrita, aptidão psicológica, condicionamento físico e conduta ilibada na vida pública e privada. Após a posse, são encaminhados à Escola da Administração Penitenciária (EAP) para participarem do curso de formação, específico da categoria.

A escolha foi efetuada na sede da SAP e os novos agentes entram em efetivo exercício, após a posse.

A categoria foi criada em 13 de julho de 2001 e tem como principal atribuição trabalhar nas ações de vigilância da unidade prisional nas muralhas e guaritas. Com a criação dos AEVPs, os policiais militares puderam voltar ao trabalho de segurança nas ruas.

Mais agentes

No último dia 20, foi homologado mais um concurso público referente à carreira de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I (ASP). Os candidatos habilitados tiveram seus nomes publicados no D.O.E. (Diário Oficial do Estado), no Edital de Classificação Final, no dia 16/2/2008. A nomeação ficará a cargo do governo do Estado. “Após a nomeação, os candidatos têm – segundo o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado – 30 dias para tomar posse do cargo e mais 30 dias para iniciar exercício”, explica o assistente de planejamento e controle do Departamento de Recursos Humanos da SAP, Christian Wolfmann.

Assim como os AEVPs, os ASPs também são submetidos a provas eliminatórias, no decorrer do concurso e a curso específico de formação, composto por Prática do Serviço Penitenciário; Legislação Penal; Criminologia; Valorização Humana e Ética; Sindicância e Processo Administrativo; Técnicas Operacionais; Tiro Defensivo (AEVPs); Gerenciamento de Crises; Relações Interpessoais; Primeiros Socorros; Condicionamento Físico; Defesa Pessoal; Pedagogia e Oficina do Teatro nas Prisões (técnicas e metodologias internacionalmente conhecidas, que aliam teatro à ação social, criadas pelo teatrólogo Augusto Boal). Ambos cumprem um estágio probatório de três anos, onde são periodicamente avaliados pelos superiores e confirmados – ou não – no cargo.

Mais concursos

Está prevista para o mês que vem, a abertura de concursos para o preenchimento de cerca de 135 vagas de AEVP, e de mais 56 vagas distribuídas entre as seguintes classes da área de saúde: Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra e Psicólogo. Os editais serão publicados no D.O.E. e no site da SAP.

Da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária

(I.P.)

 

 



02/25/2008


Artigos Relacionados


Governador dá posse a 442 novos agentes fiscais de renda

Serviços Públicos ouve agentes penitenciários

Agentes penitenciários poderão entrar em greve

Sancionada Lei que institui adicional para agentes penitenciários

Crimes contra agentes penitenciários poderão ter agravante

Juvêncio anuncia manifestação de agentes penitenciários em Brasília