5 de outubro de 1988: o dia em que Magna nasceu



Magna Aguiar dos Santos. Assim foi registrada a menina nascida no histórico dia 5 de outubro de 1988, minutos antes de a "Constituição Cidadã" - como foi carinhosamente apelidada pelo presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães - começar a vigorar. Às 15h20 daquela quarta-feira, Raimunda Aguiar Jafár deu à luz uma menina, a cerca de 5 km de distância do Congresso Nacional, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. Atualmente, Magna mora no Maranhão.

Na época, os jornais O Globo e Jornal da Tarde noticiaram o nascimento da brasileira que veio ao mundo no mesmo momento em que a atual Constituição da República Federativa do Brasil. Os veículos de comunicação publicaram suposições sobre qual seria o nome do bebê nascido em um dia tão importante para o país. A mãe gostava de Clarisse e Raissa, mas devido às circunstâncias da data, pensou também em Magna. Os médicos sugeriram Maria Constituinte.

Segundo a matéria do O Globo, enquanto o discurso do senador Afonso Arinos, o primeiro da sessão solene de promulgação da Carta, estava sendo transmitido pela TV, os obstetras Pablo Chacel e Glênio Humberto Barros Silva deixavam o centro cirúrgico.

Com base nas informações das duas matérias publicadas em 6 de outubro de 1988, a Agência Senado procurou a moça, que, neste domingo (5), completa 20 anos juntamente com a Constituição federal. A reportagem entrou em contato com um dos médicos responsáveis pela cesariana de Raimunda Jafár, Pablo Chacel, para tentar descobrir qual nome, afinal, os pais teriam escolhido para a filha. Ele não se lembra do episódio.

- Eu fiz mais de 10 mil partos na minha vida e todos foram especiais. Todas as crianças que ajudei a colocar no mundo são especiais - disse.

A reportagem da Agência Senado conseguiu descobrir o nome da menina no cartório, a partir de sua filiação e da data do nascimento. As assessorias dos senadores do estado do Maranhão - Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Lobão Filho (PMDB-MA) e Roseana Sarney (PMDB-MA) - tentaram localizar a jovem. Até as 20h desta sexta-feira (3), no entanto, Magna Aguiar dos Santos não havia sido encontrada.

A Agência Senado verificou que Magna exerce o direito de voto conquistado com a Constituição aniversariante. Ela está com a situação regular na Justiça Eleitoral e a zona cadastrada é no município maranhense de Tufilândia, onde ela provavelmente mora.

Ainda de acordo com a matéria do jornal O Globo, Raimunda Jafár não pôde usufruir do direito aos quatro meses de licença-maternidade - prazo que foi ampliado pela nova Constituição - quando Magna nasceu. Ela estava desempregada. Já o pai, Sebastião Pereira dos Santos, que era garçom na época, ganhou, com o novo conjunto de leis, cinco dias livres para acompanhar os primeiros momentos de vida da pequenina Magna.

Paralelamente, a Nação acompanhava os primeiros momentos de vida da nascente democracia brasileira.



03/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


5 de outubro de 1988: um dia histórico

Magna: 20 anos de história

Academia Brasileira de Ciências realizará reunião magna

Alckmin abre seminário na FAAP com aula magna

ESTADO PODERÁ INSTITUIR FERIADO NA DATA MAGNA

Saúde da população negra é tema de aula magna em São Paulo