6º Encontro Verde das Américas debate fontes renováveis de energia



A palestra do doutor em energia renovável Stefan Krauter marcou o segundo dia do 6º Encontro Verde das Américas, conferência anual promovida pela ONG Palíber sobre o desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente. Krauter defendeu o uso das fontes de energia alternativas, como a eólica e a solar, afirmando que o sol fornece na superfície da terra energia suficiente para abastecer o consumo anual de energia elétrica do mundo todo em apenas 35 minutos. O alemão ressaltou a vantagem das energias renováveis sobre as outras, destacando que os custos para a sua implementação são maiores apenas no início. Segundo ele, quem investe agora em pesquisa para a aplicação dessas energias dominará o futuro do negócio, uma vez que elas substituirão completamente os combustíveis fósseis a longo prazo.

Na parte da manhã palestraram também o embaixador da Nigéria, Kayode Garrick, o professor da Unieuro Ronaldo Aguiar, o conselheiro Toru Shimizu, o superintendente nacional de saneamento e infra-estrutura da Caixa Econômica Federal, Rogério Tavares e o Procurador Regional da República Alexandre de Assis.

Na parte da tarde o destaque foi a palestra do diretor do Greenpeace/Brasil, Frank Guggenheim, que discursou sobre as ações de sua ONG para a preservação ambiental do planeta, dando especial atenção às atividades para a preservação da floresta amazônica. Guggenheim começou sua apresentação dizendo que acreditava na desobediência civil: "algumas vezes é preciso desobedecer as leis para conseguirmos resultado. Assim fizeram Gandhi e Marthin Luther King". Guggenheim destacou ainda a importância do trabalho de denúncia do Greenpeace, feito por meio de registro e testemunho ocular. Por último, o diretor ressaltou que a ONG é independente de empresas, governos e partidos, aceitando somente a ajuda de seus contribuintes.

Outro destaque da tarde foi o emocionante depoimento da catadora e coordenadora geral da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (Asmare), Maria das Graças Marçal, sobre reciclagem. Marçal falou sobre a sua trajetória, da discriminação e rejeição que sofria por ser catadora ao reconhecimento e conquista da auto-estima com a criação da associação, em 1990.

- Com a Asmare eu pude descobrir que tinha direitos e lutar pela minha cidadania - disse a coordenadora.

Ainda na parte da tarde, palestraram o embaixador da Bélgica, Johan Ballegeer e a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, sobre os compromissos de seus países com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O dia terminou com a palestra do geólogo, ecologista e engenheiro, Vicente Neto, sobre os trabalhos da Petrobras na conservação ambiental. Neto destacou que a empresa hoje é exemplo mundial no controle do vazamento de petróleo e no cuidado com a saúde de seus funcionários.

O 6º Encontro Verde das Américas é realizado das 9h às 17h30, com intervalo das 12h30 às 14h, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Para quem quiser participar do último dia doencontro, nesta quinta-feira (1º), as inscrições gratuitas podem ser feitas no site http://www.greenmeeting.org/credenciamento_2006.htm .

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA SÃO TEMA DO CIDADANIA

ONU quer universalizar serviços de energia com fontes renováveis

Leilão de energia tem deságio de 8,67% e contratação diversificada de fontes renováveis

Plano de energia quer utilizar mais as fontes renováveis

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA PODEM GANHAR NOVOS INCENTIVOS

Carta Verde das Américas vai destacar a energia solar como a energia do futuro