74 municípios brasileiros podem ter segundo turno em 2008



Somente 74 municípios brasileiros se enquadram hoje na exigência constitucional (inciso II, do artigo 29 da Constituição) de realização de segundo turno em 2008 caso o candidato a prefeito não alcance a maioria dos votos no primeiro pleito. Nas últimas eleições para prefeito, em 2004, 68 municípios encontravam-se nessa situação. A informação é foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu site na Internet.

Os 74 municípios em questão estão distribuídos em 23 estados. O segundo turno não ocorreria nos estados do Acre, Roraima e Tocantins, onde nem mesmo as capitais contam com 200 mil eleitores. No Distrito Federal não há eleição municipal.

Apesar desse quadro, o TSE admite que até maio do próximo ano, quando termina o prazo para os pedidos de novas inscrições e transferência de domicílio eleitoral, pode haver alteração em vários municípios - alguns entrando e outros saindo da possibilidade legal de segundo turno. Os dados finais só serão fechados pelo TSE em julho de 2008.

São Paulo é o estado com o maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores (20), seguido pelos estados do Rio de Janeiro (dez), Minas Gerais (seis) e Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul (quatro).

O segundo turno para os cargos eletivos do Poder Executivo foram instituídos pela Constituição de 1998.

(Com informações do site do TSE)



09/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR DEFENDE SEGUNDO TURNO PARA TODOS MUNICÍPIOS

Votação em primeiro turno da PEC dos Vereadores é concluída; começa análise em segundo turno

Só no segundo turno

Haverá segundo turno em 11 capitais

Começa segundo turno de discussão da PEC da DRU

Senadores avaliam PEC das MPs em segundo turno