9º Festival Lixo e Cidadania começa na segunda



Começa nesta segunda-feira (16) e vai até 21 de agosto, em Belo Horizonte, a 9ª edição do Festival Lixo e Cidadania, que pretende debater temas relacionados à destinação do lixo em todo Brasil. O evento reunirá autoridades federais, estaduais e municipais, integrantes do Movimento Nacional de Catadores e representantes do Ministério Público, sociedade civil e artistas.
 
O encontro vai discutir temas como a destinação dos resíduos nas grandes cidades, o papel do catador de materiais recicláveis, a relação crescimento econômico e a preservação ambiental. Na pauta, estão ainda discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sustentabilidade e economia solidária. A programação também terá mostra de filmes e exposição de feira de produtos reciclados.

O evento ocorre exatamente no mês em que foi promulgado o projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O documento apresenta 57 artigos e traz diversas determinações, como a “logística reversa”, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a fazerem o recolhimento de embalagens usadas.


Outro avanço da política são as embalagens de produtos fabricados em território nacional, que passam a ser confeccionadas a partir de materiais que possibilitem sua reutilização ou reciclagem para melhorar o trabalho dos profissionais de coleta seletiva e reciclagem.


De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores, existem atualmente 800 profissionais registrados no Brasil.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Saiba mais sobre cidadania no Portal Brasil.



17/08/2010 05:30


Artigos Relacionados


Festival Lixo e Cidadania reúne catadores de recicláveis de todo o País

Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo começa nesta segunda

Cidadania: Semana Universitária de Direitos Humanos começa nesta segunda-feira, dia 23

Boca do Lixo ganha destaque no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam

Começa dia 30 o mutirão do lixo eletrônico em SP

Começa dia 30 mutirão do lixo eletrônico em SP