A pedido de Mozarildo, comissão vai a Roraima avaliar situação fundiária
Ao reiterar nesta quarta-feira (21) que a situação em Roraima é calamitosa em função de problemas fundiários, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) lembrou que, em julho do ano passado, apresentou requerimento pedindo a criação de uma comissão temporária externa de senadores.
Em resposta a Mozarildo, o 1º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), comunicou ao Plenário decisão da Mesa de designar comissão especial formada por cinco senadores para irem até Roraima e avaliarem a situação fundiária e os conflitos em potencial do estado.
A comissão, conforme critérios de composição partidária, será formada pelos senadores Delcidio Amaral (PT-MS), Eduardo Siqueira Campos, Romero Jucá (PMDB-RR), Augusto Botelho (PDT-RR) e Mozarildo Cavalcanti.
De acordo com Mozarildo, o motivo principal da disputa é a demarcação de terras na reserva Raposa Serra do Sol, na região norte de Roraima.
- Índios e não-índios estão em pé de guerra, já tendo havido até mortes entre índios de etnias diferentes - disse. Os conflitos fundiários no estado não são novos, acrescentou, uma vez que, já no ano de 2000, a revista IstoÉ anunciava em reportagem de capa que "Roraima estava em pé de guerra".
21/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede pressa na definição da política fundiária de Roraima
Maçonaria pede solução para situação fundiária de RR, informa Mozarildo
Mozarildo denuncia situação da saúde em Roraima
Mozarildo lamenta situação de ‘desgoverno’ de Roraima
Mozarildo Cavalcanti lamenta situação fiscal de Roraima
Comissão vai avaliar situação de haitianos no Acre