A pior corrupção é a das prioridades políticas, diz Cristovam



Ao comentar as centenas de e-mails que tem recebido, com críticas ao aumento de casos de escândalos de desvios de verbas públicas envolvendo políticos, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse considerar a "corrupção das prioridades políticas" um problema mais grave que a subtração direta de recursos públicos.

Mesmo considerando válida a indignação manifestada pelos internautas, Cristovam criticou a falta de atenção da população para a baixa qualidade do gasto público realizado pelos agentes políticos.

O senador afirmou que corrupção mais nociva é a que retira, por exemplo, verbas para construção de redes de água e esgoto para colocar num prédio luxuoso, como o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), caso flagrante de obra superfaturada que levou à cassação do mandato do senador Luiz Estevão, do Distrito Federal.

- Tirar dinheiro daquele prédio [TRT-SP] para uma pessoa é corrupção no comportamento, mas colocar dinheiro público naquele prédio de luxo, numa sociedade pobre é uma corrupção nas prioridades. E essa é de conseqüências mais graves ainda do que a corrupção no comportamento dos políticos que se apropriam do dinheiro público - disse.

Ao comentar a renúncia do senador Joaquim Roriz, Cristovam condenoumedidas adotadas por este, como governador do Distrito Federal, cancelando programas sociais que ele, Cristovam, havia iniciado em seu governo.

Num dos programas cortados - Saúde em Casa -mais de 2,5 milhões de pessoas teriam deixado de ter acesso a assistência médica próxima às suas residências pela demissão de médicos, enfermeiros, psicólogos e dentistas que trabalhavam em casas alugadas em locais estratégicos dentro de bairros pobres.

- Essa é uma corrupção política maior do que a corrupção simplesmente da ética - afirmou Cristovam.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestaram seu apoio ao discurso de Cristovam.

09/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam: investir em estádios e não em educação é 'corrupção de prioridades'

Cristovam: ações contra a violência, a insegurança, a corrupção e a impunidade devem ser prioridades em 2008

Mão Santa: a pior das escravidões é a corrupção

Cristovam: falta de perspectiva da população é pior que queda no PIB

Cristovam: Pior descaso dos governantes é não ouvir a voz das ruas

As prioridades políticas e administrativas do Senado anunciadas por Sarney