A Suécia é um dos países mais democráticos do mundo



O rei Carlos Gustavo XVI (Carl Gustaf Folke Hubertus Bernadotte) assumiu o trono em 13 de setembro de 1973, com a morte do avô, Gustavo Adolfo VI.É o representante de uma dinastia, a Bernadotte, de mais de 200 anos. Desde o século 18, quando subiu ao trono a atual dinastia, a Suécia é uma monarquia democrática. Inicialmente, a Casa Real dividiu o poder com o Parlamento; em 1917, instituiu-se o parlamentarismo em definitivo, com o modelo institucional que vigora até hoje, um dos mais democráticos do mundo.

A Suécia é também um modelo de estado assistencial, com sistema de seguro desemprego de ampla cobertura e assistência médica gratuita. A Casa Real sueca costuma ser admirada pelos seus súditos pela discrição, ausência de escândalos e transparência, inclusive em assuntos de família. O casal real milita em defesa do meio ambiente e chegou a vender todas as suas ações da Aracruz Celulose quando a empresa brasileira foi acusada de tomar terras de índios durante o regime militar e manter atividades antiecológicas. Carlos Gustavo tem 64 anos, e a rainha Silvia Renate, 67. Têm três filhos, Vitória, Carlos Felipe e Madalena. Como na Suécia a sucessão se dá pela idade, Vitória é a princesa herdeira.

O rei Carlos Gustavo diz que a monarquia, em seu país, é uma instituição estável e apolítica, representa a história e a tradição do país. A rainha Silvia Renate Sommerlath fala português e espanhol fluentemente, e costuma dizer: "tenho coração brasileiro, cabeça alemã, mas sou sueca por inteiro". Ela nasceu em Heidelberg, na Alemanha, filha de um industrial alemão e da brasileira Alice Soares de Toledo.

O pai da rainha Silvia, Walther Sommerlath, mudou-se para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, para dirigir a subsidiária da Metalúrgica Uddeholm. Silvia, portanto, morou no Brasil entre 1947 e 1957, dos quatro aos 14 anos. Conheceu o então príncipe Carlos Gustavo em Munique, durante as Olimpíadas de 1972, e casou-se com ele em 19 de junho de 1976. A monarquia é apoiada por toda a Suécia e pelos partidos com representação no Parlamento. O próprio Partido Republicano jamais questionou a natureza da monarquia.



19/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Países democráticos facilitam acesso a informações públicas

Alvaro Dias critica política de concessão de crédito a países não democráticos

Vital do Rêgo comemora avanço de movimentos democráticos no mundo árabe

ONU cobra mais ação dos países pelo fim do desarmamento no mundo

ACM: "Brasil está entre os países mais corruptos do mundo"

Brasil é um dos países que mais cresceram no mundo em 2013, superando EUA e Japão