ACM: "Brasil está entre os países mais corruptos do mundo"



Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) destacou notícia publicada nos principais jornais do país sobre a inclusão do Brasil entre os países mais corruptos do mundo, ocupando a 70ª posição no ranking da corrupção mundial. Ainda de acordo com o senador, o Brasil está entre os países com maiores entraves tributários às empresas.

- As empresas brasileiras pagam 71% do seu lucro em impostos. São mais de 60 impostos, taxas e contribuições equivalentes a 38% do PIB [Produto Interno Bruto] - lamentou o parlamentar, que comparou a situação do Brasil com a da China, onde 25 impostos correspondem a 17% do PIB.

Alianças governistas

Antonio Carlos criticou ainda os políticos que vêm sendo recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto para compor alianças para o segundo mandato, chamando-os, ironicamente, de estadistas.

- Não quero acusar ninguém, mas vários estão comprometidos na polícia, com o 'mensalão', o caso Sanguessuga e desvios na Sudam [Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia] - disse o senador, acrescentando que líderes como os senadores Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato derrotado ao governo de São Paulo, teriam sido abandonados pelo governo.

Crise no setor aéreo

Antonio Carlos também criticou a atuação do ministro da Defesa, Waldir Pires, na condução da crise do setor aéreo, pela qual responsabilizou o governo, tendo em vista o contingenciamento de recursos para o setor. O senador registrou denúncia da edição desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo sobre falhas existentes há quatro anos no sistema de controle aéreo dos aeroportos de São Paulo.Foi enfático nas críticas aos baixos salários dos controladores aéreos e à Infraero, por anunciar prazo que, na sua avaliação, é inaceitável para regularizar a situação dos vôos.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) reclamou da falta de repasse das taxas aéreas recebidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para investimento no setor e das críticas do governo Lula ao governo de Fernando Henrique Cardoso, acusando-o de não ter investido no setor, quando este último foi o responsável pelo projeto Sivam.

08/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil está entre os países mais perigosos para a imprensa

Especialistas: energia paga no Brasil está entre as mais caras do mundo

Brasil está entre os países que mais apoiam agricultura familiar na América Latina

Brasil está em 11º lugar entre países onde jornalistas sofrem mais violência

Tarifa de energia do Brasil está entre as mais baratas do mundo, diz associação de distribuidores

Brasil está entre melhores destinos do mundo