ABDIAS: BRASILEIROS MANTÊM IDEAIS DE GETÚLIO VARGAS



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) afirmou hoje (dia 27) que os ideais de Getúlio Vargas, presentes na consciência dos brasileiros, são rejeitados por aqueles que querem subjugar os interesses nacionais aos do capital internacional.

De acordo com o senador, as grandes corporações assumem cada vez mais o poder de decisão sobre os destinos globais. "Estão empenhados na tarefa de remover a legislação trabalhista, sucatear a infra-estrutura do Estado e entregar de mão-beijada ao capital estrangeiro um patrimônio duramente acumulado com o suor de nosso povo".

Abdias acredita entretanto que, "guiado pelos ideais de Getúlio Vargas, o povo brasileiro saberá encontrar o caminho que o conduza a um desenvolvimento autônomo, sem submeter-se passivamente às forças do poder".

Num histórico que traçou sobre o período de Vargas, Abdias demonstrou que esse mesmo quadro se repetiu há quatro décadas. Ele citou o projeto de lei enviado ao Congresso por Getúlio, que dava ao Estado o monopólio do petróleo.

Ele destacou esse projeto como um divisor de águas: "De um lado, a bancada do PTB e seus aliados nacionalistas e, de outro, os políticos da UDN, apoiados por forças articuladas ao capital estrangeiro", explicou.

Abdias lembrou que a atuação decisiva do ex-presidente levou, finalmente, à instituição da Petrobrás. Na sua opinião, "o espírito de Getúlio Vargas nos há de inspirar e estimular em nossa luta contra os inimigos do Brasil, que se envergonham de sermos quem somos e de termos a cara que temos."

27/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO EXALTA GETÚLIO VARGAS

Ex-aluna da Etec Getúlio Vargas é 1ª na Fuvest

Roberto Cavalcanti homenageia Getúlio Vargas

Simon elogia honestidade de Getúlio Vargas

Mão Santa diz ter conhecido Getúlio Vargas pessoalmente

Zambiasi destaca legado de Getúlio Vargas