Simon elogia honestidade de Getúlio Vargas
Em discurso para homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas, falecido há 50 anos, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou a honestidade do ex-presidente, que governou o país por duas décadas e se suicidou em 24 de agosto de 1954. Simon afirmou que, com visão de estadista, Vargas transformou o Brasil arcaico em um país moderno e industrializadoe que governou o país com responsabilidade fiscal e austeridade na vida pessoal
O senador destacou que o PMDB do Rio Grande do Sul, presidido por Simon, organizou homenagens a Getúlio Vargas junto à carta-testamento do ex-presidente, em Porto Alegre, e no túmulo de Vargas, em São Borja (RS).
Simon avalia que a chamada herança de Vargas se constitui num patrimônio da nação e do povo brasileiro. Lembrou, entre as realizações de Vargas, a instituição do salário mínimo e das leis de organização do trabalho e de proteção ao trabalhador; a criação da previdência social e das grandes empresas estatais que impulsionaram a industrialização e o crescimento do Brasil, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES). O senador citou também a política de Vargas de valorizar a cultura nacional e os artistas brasileiros, forjando uma identidade brasileira.
- Passado meio século de sua morte, Getúlio Vargas é hoje uma unanimidade nacional. Foi o nosso maior líder político republicano, sem nenhuma dúvida. No entanto, quando morreu, em 1954, tinha contra si grande parte da elite brasileira - política, militar e jornalística. A sua morte trágica jogou de imediato o povo nas ruas para lamentar - comovido - a perda do presidente. Portanto, o povo brasileiro já sabia, há cinqüenta anos, da grandeza de Getúlio Vargas - disse.
24/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON ENTREGA A ACM PUBLICAÇÃO SOBRE GETÚLIO VARGAS
MORTE DE GETÚLIO VARGAS É LEMBRADA POR SIMON E BEZERRA
Simon: Brasil mudou repentinamente com a morte de Getúlio Vargas
SIMON PEDE URGÊNCIA PARA MEMORIAL GETULIO VARGAS
RONALDO EXALTA GETÚLIO VARGAS
Ex-aluna da Etec Getúlio Vargas é 1ª na Fuvest