ABDIAS: NÃO É FREQÜENTE O SURGIMENTO DE UM GÊNIO DESSA GRANDEZA



"Axé, João da Cruz e Sousa!", saudou hoje (19) o senador Abdias Nascimento (PDT-RJ), na homenagem que o Senado prestou por ocasião do centenário da morte do poeta catarinense. Antes de traçar um perfil biográfico de Cruz e Sousa, o senador disse que não é freqüente o surgimento de um gênio dessa grandeza na história de um povo.

Abdias mencionou o difícil período de paz interna e relativa liberdade enfrentado pelo Brasil na época do nascimento do poeta (1861), apontando como contradição da época as difíceis relações entre o Estado e a Igreja. Ele destacou que o catolicismo era religião oficial, enquanto os não-católicos eram segregados como cidadãos de segunda-classe, impedidos de professar livremente suas crenças.

"Era um impasse que a sociedade imperial jamais conseguiria resolver", afirmou o senador, para concluir que contradição maior no início da década de 1860 era a representada por uma sociedade que se pretendia liberal, mas abrigava ao mesmo tempo a escravidão.

Em sua opinião, nesse contexto não parecia muito promissor o destino de um menino nascido escravo na vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Ele disse que Cruz e Sousa tornou-se um paladino da abolição e vítima da hostilidade branca que o impeliu a deixar sua terra natal e migrar para o Rio de Janeiro.

O senador afirmou que, dois anos depois do nascimento do simbolismo, o poeta lançou os livros Missal e Broquéis, que marcariam a concretização desse movimento literário no Brasil. "O simbolismo de Cruz e Sousa é, além de atitude estética, uma necessidade superior de atingir as verdades essenciais", observou ainda Abdias Nascimento.

O parlamentar lembrou que o prêmio Cruz e Sousa de Monografia, criado por iniciativa do próprio Abdias e de Esperidião Amin (PPB-SC), está previsto para ser entregue no mês de junho. "Espera-se com isso reverenciar a memória desse grande escritor", disse Abdias.



19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Surgimento das escolas técnicas

Contaminação por salmonella é freqüente em restaurantes e lanchonetes

Lobão Filho exalta gênio de Niemeyer

Romeu Tuma homenageia 87 anos de surgimento do primeiro jornal do Grupo Folha

Violência física foi relato mais frequente ao Ligue 180 em 2011

Cristovam: educação foi chave na transformação de Niemeyer em gênio da arquitetura