Cristovam: educação foi chave na transformação de Niemeyer em gênio da arquitetura
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) homenageou em plenário, nesta quinta-feira (6), o arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu à noite no Rio de Janeiro. Analisando os fatores que possibilitaram a Niemeyer se transformar num dos grandes gênios em sua área, Cristovam destacou, além de seu talento, o acesso a uma educação de boa qualidade.
- Podem dizer que é minha mania, mas vocês vão reconhecer que é fato: ele teve a chance de uma educação. Se Niemeyer, com todo o talento não tivesse aprendido o ABC, não tivesse aprendido a escrever, nem tivesse aprendido as quatro operações, não seria o gênio que terminou sendo - disse o senador.
Cristovam citou também como características da genialidade de Niemeyer a coragem que teve de ousar e inovar, bem como a sua capacidade de sonhar, que segundo ele próprio, era o primeiro passo para as grandes criações.
- Ele não temeu sonhar, teve a ousadia de usar o seu talento de uma maneira não rotineira, de uma maneira não tradicional, de uma maneira diferente - afirmou.
06/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão Filho exalta gênio de Niemeyer
Lobão: Niemeyer é o esteta da arquitetura
Simon: Niemeyer foi a encarnação de Deus na arquitetura
Niemeyer é indicado para Patrono da Arquitetura Brasileira
Na arquitetura de Niemeyer se vê a alma do Brasil, afirma Sarney
José Nery ressalta importância da obra de Niemeyer na arquitetura mundial e brasileira