Aberta consulta pública sobre inclusão de software brasileiro na produção de TVs
Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior abriram consulta pública sobre a inclusão do Ginga no Processo Produtivo Básico (PPB) de televisores. A proposta, que receberá contribuições por 15 dias, estabelece que, a partir de janeiro do próximo ano, 75% dos televisores com tela de cristal líquido (LCD) devem vir com o middleware nacional instalado. Já em 2013, a obrigatoriedade deverá ser estendida a todos os televisores.
O Ginga é um middleware (camada de software intermediário) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso. O sistema é totalmente desenvolvido em código livre e qualquer empresa pode criar sua própria implementação sem necessidade de pagamento de royalties.
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Ginga é considerado um dos ambientes operativos mais modernos para executar aplicações de TV e IPTV que contemplem interatividade.
Fonte:
Ministério das Comunicações
23/09/2011 19:18
Artigos Relacionados
Aberta consulta pública ao 2º relatório sobre Tortura
Aberta consulta pública sobre serviços de retransmissão e repetição de TV
Aberta consulta pública sobre operações de planos de saúde
Aberta consulta pública sobre acessibilidade nos serviços de telefonia fixa
Aberta consulta pública sobre exame de patente que inclui programa de computador
Aberta consulta pública sobre sete trechos rodoviários que serão privatizados