Aberta na Biblioteca do Senado exposição sobre história da América Latina
O senador Marco Maciel (DEM-PE) abriu oficialmente nesta terça-feira (10) a exposição Recortes Artesanais: Uma Pequena História da História da América Latina promovida pelo programa Senado Cultural em parceria com o Memorial da América Latina e sediada na Biblioteca do Senado Federal.
Peças tradicionais de arte popular representando Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai estão em exibição em vitrines. A mostra é complementada por painéis ilustrativos.
As peças que exibidas representam uma pequena parte da coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina. Lá encontra-se o maior acervo de arte popular latino-americana existente no Brasil. São trajes, tecidos e bordados; máscaras, estandartes e instrumentos musicais; além de objetos de adorno e de uso cotidiano como o barro, a madeira, a pedra e a palha. Cada peça procura transmitir parte da riqueza dos costumes dos povos deste continente. A curadoria é de Sheila Maureen Bisilliat.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado na cidade de São Paulo em 1989, o Memorial da América Latina foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, com a intenção de aprofundar a convivência e a amizade entre os povos da América Latina. O memorial, que nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina, é um dos parceiros do Senado Cultural.
10/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Biblioteca sedia exposição sobre história da América Latina
Exposição relembra história dos 25 anos do Memorial da América Latina
TV Senado mostra a maior biblioteca de obras raras da América Latina
Memorial da América Latina traz exposição sobre mudanças climáticas
Cultura: Memorial da América Latina apresenta exposição sobre Carmen Miranda
Cultura: Memorial da América Latina apresenta mega-exposição sobre Carmen Miranda