Biblioteca sedia exposição sobre história da América Latina
Recortes Artesanais: Uma Pequena História da História da América Latina é a exposição que o programa Senado Cultural apresenta na Biblioteca do Senado Federal, em parceria com o Memorial da América Latina. No dia 10 de novembro, às 18 horas, o senador Marco Maciel (DEM-PE) comandará a solenidade de abertura. Peças tradicionais de arte popular representando Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai serão exibidas em vitrines. A mostra será complementada por painéis ilustrativos.
As peças que serão exibidas representam uma pequena parte da coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina. Lá encontra-se o maior acervo de arte popular latino-americana existente no Brasil. São trajes, tecidos e bordados; máscaras, estandartes e instrumentos musicais; além de objetos de adorno e de uso cotidiano como o barro, a madeira, a pedra e a palha. Cada peça procura transmitir parte da riqueza dos costumes dos povos deste continente. A curadoria é de Sheila Maureen Bisilliat.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado na cidade de São Paulo em 1989, o Memorial da América Latina foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, com a intenção de aprofundar a convivência e a amizade entre os povos da América Latina. O Memorial, que nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina, é um dos parceiros do Senado Cultural.
06/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aberta na Biblioteca do Senado exposição sobre história da América Latina
Exposição relembra história dos 25 anos do Memorial da América Latina
Rio de Janeiro sedia fórum econômico mundial sobre América Latina
Chile sedia encontro sobre práticas de desenvolvimento na América Latina
Memorial da América Latina traz exposição sobre mudanças climáticas
Cultura: Memorial da América Latina apresenta exposição sobre Carmen Miranda