Abin contribuiu com oito servidores, em média, na Operação Satiagraha, afirma dirigente da agência



Em depoimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), Paulo Maurício Fortunato Pinto, ex-diretor do Departamento de Contra-Inteligência, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), relatou aos parlamentares o processo de solicitação de apoio da Abin à Polícia Federal na Operação Satiagraha. Conforme Paulo Maurício, a agência disponibilizou uma média de oito servidores para colaboração com a Polícia Federal. Ele negou informação de que tenha havido mais de 50 pessoas da Abin contribuindo, ao mesmo tempo, com a operação.

O ex-diretor informou que a contribuição inicial da Abin com a Polícia Federal foi prevista para um período de 30 dias, mas que a colaboração foi prorrogada por outros períodos.

Após a apresentação de Paulo Maurício, o diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda disse ter havido confusão com relação aos números de agentes da Abin na Operação Satiagraha. No entanto, ele opinou que "se necessário fosse e se a Abin dispusesse de quadros", não seria crime a Abin contribuir com 50 servidores em operação da Polícia Federal.

Sobre as denúncias de escutas telefônicas de autoridades, Lacerda voltou a afirmar que não há provas de que a Abin tenha efetuado tais grampos. Na discussão, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Alvaro Dias (PSDB-PR) lembraram matérias publicadas pela revista Veja com conteúdo das escutas.

Em resposta, Lacerda questionou o fato de a revista não ter apresentado as gravações às autoridades competentes, para confirmar a responsabilidade dos grampos. Ele também ressaltou que está em curso inquérito para identificar quem fez a escuta.

Mais informações a seguir



17/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Paulo Lacerda, há confusão, e não contradição, sobre números de agentes da Abin na Operação Satiagraha

Advogados de Heráclito começam a examinar inquérito da Operação Satiagraha

Heráclito Fortes requer a íntegra do inquérito da operação Satiagraha ao STF

Heráclito quer saber se ele próprio é alvo da Operação Satiagraha

José Nery registra que Operação Satiagraha descobriu ligação de Daniel Dantas com o 'mensalão'

Kátia Abreu anuncia processos contra lobistas e União por inclusão de seu nome na Operação Satiagraha