ABNT quer adotar padrão ISO para pesquisas de opinião



A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai se reunir no dia 1º de junho para reativar a Comissão de Estudo Especial de Pesquisa Social, de Opinião e de Mercado. A equipe tem a responsabilidade de adotar norma ISO para pesquisas de opinião, prática bastante recorrente em anos eleitorais. A reunião acontece em São Paulo (SP).


ISO é a sigla para International Standardization Organization, em português Organização Internacional para Padronização, e aglomera os grêmios de padronização/normalização de 148 países. A ISO  aprova normas internacionais de padronização de procedimentos e de qualidade do produto final em diversos campos técnicos.

A pauta da reunião prevê, entre outros itens, o início de estudo do Projeto Pesquisa social, de opinião e de mercado — Requisitos de vocabulário e serviços. Outros encontros com essa finalidade já estão marcados para os dias 23 de junho, 2 e 19 de julho.

Como foro nacional de normalização, a ABNT promove reuniões de Comissão de Estudo para discutir e estabelecer por consenso regras, diretrizes ou características para suas atividades. Podem participar representantes de todas as partes interessadas no assunto: as reuniões são abertas a todos que puderem agregar valor e conhecimento técnico ao trabalho a ser executado.

Fonte:
ABNT

 



25/05/2010 16:37


Artigos Relacionados


Simon quer que pesquisas de opinião meçam exposição de candidatos na mídia

África Austral pode adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital

Ideli comemora resultados positivos para o governo federal em pesquisas de opinião

Ademir contesta lisura das pesquisas de opinião

TV Senado analisa influência de pesquisas de opinião sobre intenção de voto do eleitorado

Terceiro mandato: Garibaldi diz que pesquisas de opinião não podem balizar mudanças na Constituição