Simon quer que pesquisas de opinião meçam exposição de candidatos na mídia



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lançou, nesta quinta-feira (dia 29), em plenário, a proposta de que, além dos índices de preferência atingidos pelos candidatos junto ao eleitorado, as pesquisas de opinião apresentem o número de vezes que cada candidato apareceu na imprensa nos 30 dias anteriores.

- Vai-se perceber que alguns apareceram muitas vezes, enquanto outros, nenhuma. Todos devem ter as mesmas oportunidades, caso contrário, quem vai fazer a campanha é a televisão, como foi o caso da candidatura do Collor - argumentou Simon, em aparte ao discurso do senador Maguito Vilela (PMDB-GO).

Simon discordou do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que o antecedeu, no que diz respeito ao financiamento público de campanha. Para o senador gaúcho, as campanhas eleitorais custeadas com dinheiro público podem garantir maior moralidade nas disputas.

- Na Alemanha, que é uma das capitais do capitalismo, só pode ser utilizado o dinheiro público - afirmou Simon, lembrando que o ex-chanceler alemão, Helmut Kohl, foi condenado pelo uso de caixa dois em campanhas eleitorais e "se liquidou, perdeu a liderança, é um homem desmoralizado, sujeito até a ir para a cadeia".

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABNT quer adotar padrão ISO para pesquisas de opinião

SIMON QUER QUE ALVAREZ EXPLIQUE OPINIÃO SOBRE RELATÓRIO DA CPI

Simon quer divulgação de candidatos processados na propaganda eleitoral

Ademir contesta lisura das pesquisas de opinião

Preocupação com opinião de candidatos à presidência do Uruguai sobre Mercosul

Távola diz que classe política está se tornando escrava da mídia e das pesquisas