Abono Salarial bate novo recorde de saques em 2009



Até 30 de novembro último, 14,8 milhões de trabalhadores brasileiros já haviam sacado o Abono Salarial PIS/Pasep no valor de um salário mínimo, 89,42% de alcance. O percentual é recorde para o período, ultrapassando o resultado do calendário 2008/2009, que alcançou o índice de 87,3% de saques. No exercício 2009/2010, que teve início em 1º de julho e encerra em 30 de junho de 2010, foram identificados 16,6 milhões de pessoas, maior número já ergistrado na história do abono.

"O abono salarial é uma espécie de 14º salário para uma faixa específica de trabalhadores, e o governo está fazendo a sua parte para que ele não fique sem sacá-lo. Esse salário a mais tem grande impacto para os trabalhadores de baixa renda. Isso ajuda em muito o trabalhador", afirma o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Confira aqui o calendário completo.

Com 7,8 milhões de identificados, a Região Sudeste lidera o ranking do benefício. Destes, 6,9 milhões já contam com o valor do benefício em seus orçamentos, marca de 88,75%. Em seguida aprece a Região Nordeste, com 3,6 milhões de participantes, dos quais, 92,81% já sacaram. Logo após, a Região Sul, com 3 milhões de identificados e 89,8% já beneficiados. Todos os trabalhadores já estão habilitados para efetuar o saque.

Abono Salarial  - É o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano base, cadastrados no PIS/Pasep a pelo menos 5 anos e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias no ano base (2008).

Para efetuar o saque, os trabalhadores e servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).



15/07/2010 05:53


Artigos Relacionados


Exportação do agronegócio bate novo recorde

Dólar atinge R$ 3,57 e bate novo recorde

Petrobras bate novo recorde mensal de aproveitamento de gás

Agência de Fomento Paulista bate novo recorde

Faturamento das exportações do agronegócio bate novo recorde em novembro

Agronegócio bate novo recorde e exportações ultrapassam os US$ 80 bilhões