Ação de documentação prevê atender 1,8 mil trabalhadores rurais
A região Centro-Oeste recebe dois mutirões que buscam garantir acesso à documentação a mais de 1,8 mil habitantes da zona rural. A ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será realizada nos municípios de Ponta Porã (MS) e Água Boa (MT).
Os moradores das localidades terão oportunidade de emitir gratuitamente documentos como CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho, além do registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Apesar de o atendimento preferencial ser para mulheres agricultoras familiares, homens e crianças também podem participar.
Garantir o acesso à documentação, é o primeiro passo para assegurar a cidadania destas pessoas. Além disso, permite o acesso a políticas públicas. "As mulheres, depois de documentadas, conseguem acessar benefícios como programas do governo e crédito. Sem esses documentos elas não conseguiriam", explica Layla Torres, coordenadora do programa do MDA.
Na quinta-feira, o ônibus estará no assentamento Itamarati 2, em Mato Grosso do Sul – uma das maiores áreas de reforma agrária do País, com área de 80 hectares e população de cerca de 15 mil habitantes. O núcleo se destaca pela produção de cereais, em especial soja, milho e feijão, que chegou a cerca de 73 mil toneladas na safra 2011/2012. O mutirão deve atender mais de 1,5 mil assentados nesta quinta-feira (7).
Em Mato Grosso, o mutirão faz parte da programação do evento Fortalecimento da Gestão Pública, que será realizado no município de Água Boa, entre os dias 11 e 13 de novembro. A previsão é que mais de 300 pessoas das comunidades próximas participem da ação.
Serviço
Mutirões de documentação Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul
Data: 07 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 8h às 16h (horário local)
Local: Escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Assentamento Itamarati 2, Ponta Porã (MS)
Mato Grosso
Data: de 11 a 13 de novembro (segunda a quarta-feira)
Horário: das 8h às 17h (horário local)
Local: Universidade Aberta do Brasil - Rua 01, nº 2301. Bairro Tropical, Água Boa (MT)
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
07/11/2013 12:55
Artigos Relacionados
Mulheres rurais recebem mutirão de documentação
Mutirões de documentação atenderão trabalhadoras rurais até o fim do ano
Mutirões de Documentação atenderam 22 mil trabalhadoras rurais em março
Assentamentos do MS recebem mutirão de documentação para mulheres rurais
Trabalhadoras rurais do Território dos Cocais (MA) recebem mutirões de documentação
Amapá recebe mutirão fluvial de documentação para trabalhadoras rurais