Acervo do Museu Imperial já pode ser visitado virtualmente
Com público médio de mais de 340 mil visitantes por ano, sendo um dos museus mais visitados do Brasil, o Museu Imperial/Ibram, em Petrópolis (RJ), agora passa a ter seu acervo conferido por qualquer pessoa via internet.
O novo recurso é resultado de uma parceria com o projeto Era Virtual Museus, lançado em 2010 e especializado em visitas imersivas a instituições museais. Mais do que visualizar as obras, os visitantes irão sentir como se caminhassem dentro do espaço, já que a ferramenta permite visualização em 360°. Além disso, a visita reserva possibilidades que vão além da visitação real.
“Ao entrar na página do projeto, o visitante tem a mesma experiência imersiva que um jogador de vídeo game. Através de setas se pode caminhar por salas, ter informações detalhadas dos objetos e arquitetura, tem auxílio de um áudio guia, mapa e, com algumas peças, a pessoa pode até movê-las”, explica Carla Sandim, coordenadora do projeto.
Detentor de um dos mais importantes acervos históricos do Brasil, o Museu Imperial é o mais novo dos 14 projetos de visitas online já desenvolvidos pelo projeto Era Virtual. Considerando que 78,9% dos municípios brasileiros não possuem museus, a ferramenta possibilita maior difusão do patrimônio cultural musealizado nacional via acesso digital.
Fonte:
instituto Brasileiro de Museus
09/12/2013 15:16
Artigos Relacionados
Museu Imperial digitaliza mais duas coleções de seu acervo
Aeroporto de Congonhas pode ser percorrido virtualmente pela Internet
Museu Imperial (RJ) comemora aniversário neste domingo (16)
Cresce visitação ao Museu Imperial (RJ) durante Carnaval
Museu Imperial tem programação especial durante as férias
Museu Imperial comemora 188 anos do nascimento de Dom Pedro II