Museu Imperial digitaliza mais duas coleções de seu acervo



Mais dois conjuntos do acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial, localizado em Petrópolis (RJ) e vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), foram incluídos na página de consulta do projeto Dami .

A partir de agora, as coleções José Kopke Fróes e Museu Histórico de Petrópolis, compostas por cerca de 30 mil itens, podem ser acessadas por qualquer pessoa através do site da instituição.

Composto por 1.873 itens entre fotografias avulsas, álbuns e cartões-postais produzidos entre a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, o conjunto é formado principalmente por imagens de Petrópolis, por meio das quais é possível acompanhar as transformações ocorridas no espaço urbano no decurso desses cem anos. O material possibilita a complementação das pesquisas iconográficas relacionadas à cidade.

Projeto Dami

O Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial já conta com imagens e descrições de 5.590 itens do acervo do museu. São mais de 45 mil imagens produzidas e já disponíveis para download livre na página do projeto.

Para 2014 está prevista a digitalização de mais 10 coleções, totalizando mais 1.800 itens e cerca de 20 mil imagens. Entre essas coleções encontram-se as de Armínio Guaraná, Jordão Vilela, Conde de Nioac e a coleção de cartas trocadas pela Condessa de Barral com o imperador d. Pedro II.

Fonte:
Instituto Brasileiro de Museus



20/01/2014 12:55


Artigos Relacionados


Acervo do Museu Imperial já pode ser visitado virtualmente

Fiocruz digitaliza acervo fotográfico

Acervo do Museu do Trem (RJ) é o mais novo patrimônio cultural do Brasil

SENADO LANÇA DUAS NOVAS COLEÇÕES DE OBRAS BRASILEIRAS

Museu Imperial (RJ) comemora aniversário neste domingo (16)

Cresce visitação ao Museu Imperial (RJ) durante Carnaval