Acessa SP do Parque da Juventude tem o maior número de atendimentos



Desde sua inauguração, em março passado, posto já cadastrou mais de 2,7 mil usuários

O Acessa SP do Parque da Juventude, inaugurado no dia 19 de março, já é posto mais procurado do Estado. Instalado em uma área de 900 metros quadrados na zona norte de São Paulo, conta com 110 computadores e tem capacidade para 2,4 mil atendimentos por dia.

O posto registrou em agosto 16.344 atendimentos, enquanto o segundo colocado instalado no Poupatempo São Bernardo do Campo realizou 14.297 atendimentos no mesmo período.

Desde o início de suas atividades no Parque da Juventude, foram cadastrados mais de 2,7 mil usuários, com a realização de cerca de 70 mil atendimentos. Na última sexta-feira, dia 14, foram 975 acessos. Até o momento, o local apresenta média de 800 acessos diários.

Inclusão digital

Programa de inclusão digital criado em novembro de 2000, o Acessa SP conta com mais de 400 postos espalhados em 353 municípios, tem mais de 1 milhão de pessoas cadastradas e já realizou mais de 25 milhões de atendimentos desde sua inauguração. Gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e vinculado à Secretaria de Gestão Pública, o Acessa SP busca promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da população do Estado de São Paulo.

O coordenador do programa Acessa SP, Antonio Carlos Gonçalves de Oliveira, conta que, até o final do ano, mais 50 novas unidades serão entregues no interior do Estado.

Nova família

Gilson Morais da Silva, 43 anos, freqüenta diariamente o posto do Parque da Juventude. Mais ainda: passa praticamente o dia inteiro no local. Para ele, é uma excelente opção porque a unidade fica próxima do albergue onde vive desde abril deste ano. "Eu já falei várias vezes para os funcionários do Acessa, eles são minha família. Eu me sinto bem aqui porque é melhor que estar na rua", conta Gilson, que resolveu recomeçar a vida em São Paulo depois que um acidente no Rio de Janeiro vitimou toda sua família: pai, mãe, três irmãos e a noiva grávida.

A história de Gilson é um exemplo de superação. Dedica sua vida agora a criar uma cooperativa social para pessoas que, assim como ele, estejam em situação de rua. O acesso à internet no Acessa SP permite que Gilson encontre contatos, procure aliados e estude mais o assunto. Antes, sua maior dificuldade era não ter um telefone e um endereço para correspondência, o que impedia que ele pudesse colocar em prática suas idéias.

Foi por meio da internet que encontrou uma Lei Federal que regulamenta a criação desse tipo de cooperativa. Descobriu, também, que não há nada parecido para pessoas em situação de rua. Segundo ele, existe projeto similar apenas para ex-detentos e ex-dependentes de drogas.

Gilson agora busca apoio do setor público e garante que já conseguiu apresentar seus ideais para uma "quantidade enorme de pessoas" por meio da rede de computadores. Quando conheceu o Posto, indicado por outro companheiro do albergue onde vive, procurou ajuda de Rute Aparecida Constantino da Silva, gestora da unidade.

Ele não tinha conhecimentos de informática, mas foi orientado pelos monitores e aprendeu a utilizar sites de busca e navegar pela rede. A gestora apoiou a idéia desde o início, o que gerou uma grande gratidão do freqüentador assíduo do posto: "Rute é uma verdadeira irmã para mim".

Hoje, o empenho de Gilson é no sentido de encontrar o maior número de pessoas dispostas a ajudá-lo no seu grande objetivo: "Quero retirar aqueles que estão em situação de rua deste círculo vicioso e negativo de pedir esmolas e ser rejeitado pela sociedade. Enquanto a maioria come para viver, nós vivemos para comer".

O otimismo do ex-vendedor de comida, que acredita que a união das pessoas é a única coisa que pode transformar um País, fica evidente em suas ações e até mesmo em seu e-mail: [email protected].

Outros usuários

Além de Gilson, outros albergados procuram o posto diariamente. Rute conta que, quando chega ao trabalho pela manhã, encontra diariamente uma fila de pessoas aguardando a abertura do Acessa SP. Eles passam o dia lendo os jornais, utilizando as áreas disponíveis e navegando pela internet. Normalmente deixam a unidade no horário do almoço. Segundo ela, a maioria freqüenta o Restaurante Bom Prato, que tem uma unidade próxima do Parque.

Rute administra o funcionamento do posto e se depara freqüentemente com outras necessidades. Recebe inúmeros currículos de usuários do Acessa SP que estão à procura de emprego, assim como é reconhecida por ser uma espécie de conselheira, que orienta a carreira, dá conselhos pessoais e lida com dificuldades mais graves dos usuários, como falta de roupas de frio e fome.

O Acessa SP Parque da Juventude fica instalado no mesmo prédio onde funciona uma Escola Técnica Estadual (ETEC), que oferece os cursos de enfermagem, informática e museu. Os alunos utilizam muito o Posto para pesquisar conteúdos para seus trabalhos escolares.

A população da região também se apropriou do espaço. Cláudio Henrique da Silva, 15 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, visita o local todos os dias. Satisfeito com o atendimento, conta que usa a internet principalmente para enviar e receber recados pelo site de relacionamentos Orkut.

A maioria dos adolescentes cadastrados tem o mesmo interesse: Orkut e programas de mensagens instantâneas, além de jogos. Rute estima que mais de 30% dos acessos sejam para criar currículos e procurar emprego. Outra grande demanda é a realização da declaração de isento do Imposto de Renda e emissão de atestado de antecedentes criminais.

Serviço:

Acessa São Paulo Parque da Juventude

Avenida Cruzeiro do Sul, 2.500, Santana

Horário de funcionamento: das 8 às 18h30, de segunda a sexta-feira 

Regina Amábile



09/20/2007


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