Acessa SP do Parque da Juventude ganha projeto de estímulo à leitura



Batizado de Acessa Livro, espaço oferece livros que poderão ser emprestados sem prazo de devolução

Na próxima sexta-feira, 23, às 11 horas, a Secretaria de Estado da Cultura – através do programa “São Paulo, um estado de leitores” – e a Secretaria da Gestão Pública inauguram no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, um novo formato de espaço de leitura. Trata-se do projeto “Acessa Livro”, com acervo de 1.200 volumes, e que funcionará no espaço de inclusão digital do Acessa SP. Estarão presentes à cerimônia o Secretário da Cultura, João Sayad, e o de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

O Acessa Livro, programa de difusão da leitura pioneiro no Estado de São Paulo, é um espaço onde os usuários poderão entrar em contato com os livros sem nenhuma formalidade, como cadastramento ou apresentação de documentos. "Ele representa mais um passo no esforço para democratizar e universalizar o hábito da leitura. Este projeto-piloto leva para dentro de um importante equipamento público do estado de São Paulo, que é o Acessa SP, um novo espaço de cidadania”, afirma João Sayad, secretário da Cultura. O espaço de leitura ficará num dos prédios do antigo complexo penitenciário do Carandiru. Hoje em dia, ali funciona uma Escola Técnica Estadual e o maior posto do Acessa SP, programa da Secretaria de Estado de Gestão Pública.  E agora, além do acesso à Internet, o local também passará a funcionar como porta de entrada ao mundo da leitura.

“São livros para folhear, ler no local e até levar para casa”, explica José Luiz Goldfarb, coordenador do “São Paulo, um estado de leitores”. O diferencial do projeto é o vínculo que estabelece com seus usuários, estimulando o compromisso coletivo de garantir a todos os interessados a possibilidade de entrar em contato com o mundo da literatura. Assim, os cidadãos que levam os livros para casa, mesmo sem nenhuma formalidade, assumem a responsabilidade de devolvê-los quando a leitura terminar. Eles podem, também, doar livros para que outras pessoas possam lê-los.

Para facilitar o contato com os livros, os 14 monitores do Acessa SP foram especialmente capacitados para atender os interessados em entrar em contato com o mundo da leitura. “Além de um Programa de Inclusão Digital, o Acessa SP é, sem dúvida, um espaço de convivência social e, por isso, também estamos oferecendo aos freqüentadores a oportunidade da leitura. Este projeto é um ótimo exemplo de como podemos ampliar os resultados de nossas políticas, trabalhando em parceria, para atender cada vez melhor os cidadãos”, diz o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Com 110 computadores, o Acessa SP do Parque da Juventude realiza mais de 15 mil atendimentos mensais. O público de usuários é formado principalmente por jovens de baixa renda, na faixa etária de 15 a 24 anos. De acordo com Antônio Carlos de Oliveira, coordenador do Programa Acessa SP, mais de 60% dos freqüentadores estão dentro desse perfil. “É o público ideal para que se faça um trabalho inédito como este de estimulo à leitura”, diz ele. Serviço:

Acessa Livro

Inauguração: 23 de novembro, às 11 horas.

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul. 2.500

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.



11/22/2007


Artigos Relacionados


Acessa SP do Parque da Juventude ganha projeto de estímulo à leitura

Acessa do Parque da Juventude completa um ano

Acessa SP do Parque da Juventude tem o maior número de atendimentos

Acessa SP abre inscrições para oficinas no Parque da Juventude

Acessa SP prorroga inscrições para cursos no Parque da Juventude

Acessa São Paulo oferece oficina de "Stencil Art" no Parque da Juventude