Acir Gurgacz comemora o Dia de Rondônia e presta homenagem ao marechal Rondon




Em discurso no Plenário, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) registrou que nesta quinta-feira (5) são comemorados o Dia de Rondon, o Dia de Rondônia, e também o Dia Nacional das Comunicações. Ele explicou que as três comemorações foram definidas em homenagem à data de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (5 de maio de 1865).

O célebre marechal Rondon, disse Acir Gurgacz, foi oficial do Exército brasileiro, engenheiro, professor e sertanista, e propugnava a construção de um Brasil moderno com a união entre brancos, negros, mestiços e índios.

Em 1907, informou o senador, Rondon era engenheiro-chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso, cabendo a ele comandar a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas. À época, o Estado brasileiro procurava consolidar a integração do território nacional e a região entre o Norte e Nordeste do Mato Grosso e a Amazônia Ocidental encontrava-se praticamente isolada do resto do país.

- A linha telegráfica tinha por objetivo ser o instrumento de modernidade capaz de promover o progresso e estabelecer a civilização nos locais mais isolados do nosso país, possibilitar o estabelecimento de núcleos de povoamentos agrícolas e pecuários, garantir a segurança das fronteiras internacionais e a adoção de uma política que possibilitasse a gradativa e voluntária integração dos indígenas à sociedade brasileira em igualdade de direitos e cidadania - acrescentou o senador.

Ao longo do caminho percorrido por Rondon na selva, disse Acir Gurgacz, surgiram povoados e núcleos agrícolas que viriam a ser importantes cidades amazônicas, como Vilhena, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes.

Em virtude dessa imensa contribuição, Rondon chegaria a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1957, além dos inúmeros títulos, diplomas e condecorações que recebeu ainda em vida e também após sua morte. Acir Gurgacz também lembrou que o nome do então território federal do Guaporé foi mudado para território federal de Rondônia em 1956, em homenagem a Rondon.

Em aparte, o senador Ivo Cassol (PP-RO) afirmou que o marechal Rondon foi "um grande empreendedor e desbravador".



05/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado presta homenagem ao marechal Rondon

Acir Gurgacz pede transferência do acervo da Comissão Rondon para Rondônia

Acir Gurgacz comemora restauração de rodovia em Rondônia

Acir Gurgacz comemora início de exploração sustentável de madeira em Rondônia

Acir Gurgacz: Estado de Rondônia é 'filho' da Constituição de 88

Acir Gurgacz agradece ações em prol de Rondônia