Acir Gurgacz defende acordo pelo fim da greve na área da saúde em Rondônia



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez apelo por esforços para abreviar a greve dos servidores do setor de saúde, que teve início nesta quinta-feira (25) em seu estado. O senador disse considerar um direito adquirido a reivindicação desses profissionais de revisão imediata do seu plano de cargos e salários, pois o próprio governo estadual teria concordado, em junho do ano passado, durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho, com o pedido desses profissionais.

Se a revisão não for aprovada até o início de abril, alertou ele, o governo ficará impedido de conceder o aumento para os servidores, uma vez que esse é o prazo determinado pela legislação em ano eleitoral.

Acir Gurgacz justificou o apelo em favor de um acordo reforçando preocupação com os problemas na área de saúde em Rondônia, como o crescimento de 80% dos casos de dengue em relação ao ano passado.

Ele pediu paciência à população rondoniense, diante desse momento difícil pelo qual o estado passa, mas propôs um movimento conjunto de convocação do governo do estado e dos profissionais de saúde para que busquem de imediato uma solução para o impasse que, em sua avaliação, sequer deveria ter começado.

Para o senador, tanto esse problema na área de saúde, como também a continuidade da greve na área de educação demonstram atropelo no planejamento da gestão estadual. Ele ponderou, contudo, ser necessário evitar que essas greves transformem-se em palanque eleitoral em ano de eleições.

- Os nossos professores fazem exigências justas, pois estão vendo seu trabalho desvalorizado. Os nossos profissionais de saúde reivindicam o respeito para com um acordo firmado no ano passado, e que deveria já ter sido cumprido. Todos sabem muito bem que é preciso planejamento para fazer a gestão de um estado. É preciso manter promessas feitas e evitar promessas impossíveis - afirmou o senador.

Hospital

Apesar desse cenário complicado em seu estado, Acir Gurgacz disse ser necessário comemorar o repasse pelo governo federal de R$ 12,7 milhões para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Cacoal. Maior estrutura hospitalar do interior, o senador considera que o hospital é um acerto que deve servir de exemplo para a regionalização da saúde em Rondônia.

O hospital, que será integrado por cerca de 1,4 mil profissionais, com uma estimativa mensal de gastos da ordem de R$ 5 milhões, contribuirá, segundo explicou, para atendimento da população do interior, reduzindo a sobrecarga que recai sobre a capital Porto Velho.

26/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz registra melhoria na área da saúde em Rondônia

Acir Gurgacz assume cadeira no Senado pelo estado de Rondônia

Acir Gurgacz defende continuidade de obras nas rodovias de Rondônia

Acir Gurgacz defende federalização de estrada vicinal em Rondônia

Acir Gurgacz apela ao Ministério da Saúde por medidas de combate à dengue em Rondônia

Acir Gurgacz: Estado de Rondônia é 'filho' da Constituição de 88