Acir Gurgacz defende políticas estruturantes para agricultura familiar



A modernização da agricultura familiar depende de políticas públicas eficientes que assegurem assistência técnica direta ao produtor, educação rural, eletrificação no campo, boas estradas e crédito rural. Essa é a opinião do senador  Gurgacz (PDT-RO) que defendeu, nesta sexta-feira (27), a integração de políticas federais e estaduais em torno de ações de longo prazo para a fatia mais pobre da população rural.

– A agricultura brasileira é uma das mais modernas e produtivas, mas é cheia de contrastes, reúne o que há de mais moderno e o que há de mais arcaico em termos de métodos e técnicas. Dificilmente as políticas de transferência de renda conseguirão equalizar esses dois ‘Brasis’ – disse.

De acordo com o parlamentar, as principais políticas direcionadas aos agricultores são imediatistas e insuficientes para conferir maior competitividade à agricultura familiar. Ele sugeriu a adoção de políticas que promovam o aperfeiçoamento dos sistemas produtivos e a diversificação das atividades, conforme aptidões regionais, contemplando inclusive atividades não agrícolas, como o turismo rural.

– A agricultura extensiva, muito importante para a economia brasileira, já conquistou seu espaço, tem recursos e conhecimentos para se manter e se desenvolver. Temos que trabalhar para a agricultura familiar, onde é produzida grande parte dos produtos que compõem a cesta básica dos trabalhadores brasileiros – frisou.

Servidores de Rondônia

Acir Gurgacz pediu ao Ministério do Planejamento urgência na transferência, para quadros da União, de servidores públicos de seu estado que ingressaram na carreira pública na época em que Rondônia era território.

– Há anos estamos discutindo esse assunto, já fizemos várias reuniões e até o momento não temos uma posição definitiva – cobrou.

Código Florestal

Ao comentar a aprovação, pela Câmara, do projeto de reforma de Código Florestal, Acir defendeu o direito de os deputados modificarem o texto enviado pelo Senado.

– O projeto nasceu na Câmara e veio para o Senado. Aqui debatemos, fizemos as mudanças que achávamos necessárias e o remetemos de volta à Câmara. E a Câmara também debateu e fez as mudanças que achou necessário. É assim que funciona a democracia brasileira.

O parlamentar disse esperar que a presidente Dilma Rousseff sancione logo a nova lei, “importante para produtores, ambientalistas e consumidores”.



27/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz destaca produção da agricultura familiar em Rondônia

Acir Gurgacz cobra reforço na assistência técnica à agricultura familiar

Acir Gurgacz pede ampliação da assistência técnica à agricultura familiar em RO

Acir Gurgacz quer educação de qualidade contra desestruturação familiar

Acir Gurgacz deverá ser indicado para presidir Comissão de Agricultura

Acir Gurgacz ressalta papel da Embrapa para agricultura de Rondônia