Acir Gurgacz defende redução de reserva legal



A redução do percentual mínimo de vegetação nativa que deve ser mantido como reserva legal nas fazendas localizadas em áreas da floresta Amazônica é um dos caminhos apontados pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para garantir o protagonismo do Brasil na produção de alimentos e ajudar a combater a fome no mundo.

O Código Florestal (Lei 12.651/2012) determina que 80% dos imóveis rurais em área de floresta na Amazônia Legal sejam mantidos como reserva legal. Gurgacz é autor do projeto (PLS 390/2013), que propõe para Rondônia a redução do percentual para 50%. O texto já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e passará ainda pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), antes de seguir para exame da Câmara dos Deputados.

— Aumentar a produção de alimentos não quer dizer aumentar o desmatamento, mas aproveitarmos melhor as áreas degradadas que temos, produzir com mais qualidade, através de tecnologias, levando tecnologia ao campo, não só a grandes e médios, mas principalmente aos pequenos agricultores. É importante nós cuidarmos das reservas, das florestas, mas eliminarmos áreas produtivas de alimentos eu entendo que é uma burrice muito grande — disse o senador.

Crescimento

De acordo com relatório divulgado Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO), no início deste ano, a produção agrícola mundial precisa crescer 60% antes de 2050 para cobrir as necessidades de alimentação de uma população mundial mais numerosa e mais urbana.

Esse crescimento, conforme explicou o senador, implica produzir 1 bilhão de toneladas de cereais e 200 milhões de toneladas de carne a mais por ano em relação aos níveis atuais. Para atingir esse objetivo, a FAO estima que a expansão da área destinada à produção de alimentos deverá ser de 144 milhões de hectares, sendo 107 milhões em países em desenvolvimento e outros 37 milhões nos países já desenvolvidos.

—  Este é o desafio que nós temos: aumentar até 2050 40% da produção de alimentos no nosso país. Como vamos fazer se teremos que diminuir a área de produção nos próximos anos em função do novo Código Florestal Brasileiro? – indagou.



04/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Código Florestal: emendas de Flexa Ribeiro e Acir Gurgacz alteram áreas de preservação e de reserva legal

Acir Gurgacz defende os direitos de famílias residentes em reserva extrativista

Acir Gurgacz defende redução da maioridade penal

Redução de gastos públicos é um desafio para os prefeitos, diz Acir Gurgacz

Redução de reserva legal em Rondônia passa na Comissão de Agricultura

Acir Gurgacz pede redução da maioridade penal para homicídio e latrocínio