Acir Gurgacz pede liberação de recursos em favor de vítimas da enchente em Rondônia



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez um apelo nesta segunda-feira (10) ao Ministério da Integração Nacional para que agilize o reconhecimento da situação de calamidade pública em seu estado, devido às fortes chuvas que atingem a região nas últimas semanas.

Ele salientou que o reconhecimento do estado de calamidade pública pelo governo federal é importante para viabilizar a liberação de recursos da ordem de R$ 16 milhões, necessários para cobrir os prejuízos causados pela enchente, sobretudo nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Acir Gurgacz fez ainda um convite à presidente da República, Dilma Rousseff, para que visite a região e possa verificar as dimensões dos estragos causados pelas chuvas. Ele também pediu ao Ministério da Pesca e Aqüicultura a prorrogação por mais dois meses do pagamento do seguro defeso para os pescadores de Rondônia, que estarão impedidos de exercer suas atividades nos próximos dois meses.

- Essa enchente já deixou mais de 12 mil pessoas desabrigadas, nas contas oficiais da Defesa Civil. Comunidades, distritos e municípios inteiros estão isolados por conta das alagações e sofrem restrições de alimento, de água potável, higiene etc - disse em Plenário.



10/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz elogia assistência a vítimas de enchente em Rondônia

Enchente do Rio Madeira: Gurgacz pede ajuda federal a Rondônia

Raupp pede rapidez no socorro a vítimas de enchente do Rio Madeira em Rondônia

Acir Gurgacz pede atenção a estradas de Rondônia

Acir Gurgacz pede que governo federal dê atenção a Rondônia

Acir Gurgacz pede urgência em obra de rodovia em Rondônia