Acir Gurgacz: quem não produz tem saudade da inflação




O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse nesta segunda-feira (9) que participou na semana passada de uma rodada de debates, realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), sobre a alta no preço do etanol. Ele assinalou que os preços da gasolina e do álcool influenciaram os índices de inflação, elevando os índices.

Acir Gurgacz disse que para as novas gerações é difícil entender como é viver num ambiente de inflação alta e descontrolada, como o Brasil viveu por décadas, e para as gerações mais antigas, a ameaça da volta da inflação é "assustadora". Ela salientou que nem todos pensam assim, pois houve quem ganhasse com a inflação e sente falta daquele tempo.

- É gente que não produz, que não põe a mão na massa e vive apenas de fazer especulação financeira. O Brasil não pode voltar mais a esse tempo. Os governos dos presidentes Itamar Franco, FHC e Lula fizeram sua parte, batalhando contra a inflação e esse império da especulação, e o país venceu. Mas a luta não foi vencida para sempre e isso requer uma alma vigilante de cada brasileiro e principalmente de nossos governantes - afirmou.

Código Florestal

O senador também destacou a votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados e disse que a decisão sobre as relações do país com o seu meio ambiente não deve sofrer interferências de grupos e de interesses estrangeiros. Segundo ele, a agroindústria estrangeira esconde sua incapacidade de concorrer com o Brasil atrás de um discurso ambientalista.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) disse, em aparte, que os produtores de arroz do Rio Grande do Sul estão preocupados com a demora do Congresso Nacional em votar o Código Florestal. Ela ainda disse que o governo federal não toma providências contra as barreiras impostas pela Argentina aos produtos brasileiros, porque chegam ao mercado, a cada mês, 100 mil toneladas de arroz argentino.

- Poderia muito bem o governo suspender temporariamente essas importações para tornar o mercado mais equilibrado - afirmou.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz: 'Quem precisa de atendimento médico não pode esperar'

Acir Gurgacz diz que aumento dos combustíveis vai elevar inflação em 2014

FHC: “Quem não produz, coitado, vira professor.”

Propostas aprovadas na CCJ podem complicar a vida de quem produz ou comercializa combustíveis adulterados

Para Jayme Campos, novo Código Florestal deve respeitar quem produz

Acir Gurgacz cobra a recuperação da BR-319