Acir Gurgacz: 'Quem precisa de atendimento médico não pode esperar'
“Quem precisa de atendimento médico não pode esperar”, disse nesta terça-feira (9) o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em Plenário, ao manifestar apoio ao programa Mais Médicos, lançado nesta segunda-feira (8) pela presidente da República, Dilma Rousseff.
O programa prevê a contratação de médicos para atuar na atenção básica à saúde em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. As vagas poderão ser preenchidas por profissionais formados no Brasil e no exterior, incluídos estrangeiros.
O parlamentar observou que um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios mais afastados dos centros urbanos é justamente a falta de profissionais para atuarem na saúde básica. Segundo Acir Gurgacz, o atendimento médico-hospitalar nessas regiões está no limite do aceitável.
- Faz-se necessário lançar mão de medidas emergenciais a fim de corrigir esse desequilíbrio no atendimento à população – disse o senador.
O programa determina que os alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. Acir Gurgacz considera a medida positiva.
- As mudanças nas regras do curso de medicina vão contribuir imensamente para a formação de cada médico como ser humano e cidadão, criando a oportunidade de contribuir com a sociedade de forma ampla e solidária – acrescentou.
09/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz: quem não produz tem saudade da inflação
PDT não precisa de cargos para apoiar governo, diz líder Acir Gurgacz
Acir Gurgacz quer estender a cidades pequenas o atendimento a viciados em drogas
Acir Gurgacz: Brasil Maior pode ser embrião de reforma tributária mais ampla
Agência Nacional de Saúde diz que atendimento médico não pode ser suspenso
Denúncia de desaparecimento não precisa esperar 24h após o ocorrido