Acir Gurgacz quer incluir arrecadação de contribuições no FPE e no FPM



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu nesta quarta-feira (25), em Plenário, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PECs) 125, de 2011, de sua autoria. A proposta destina 5% da arrecadação com contribuições sociais e de intervenção econômica para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e outros 5% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com o parlamentar, a proposta visa reequilibrar a estrutura federativa brasileira, na qual a União concentra a maior parte dos recursos. Essa concentração aumentou com a criação de novas contribuições, cuja partilha com os demais entes federativos não está prevista na Constituição.

- A mudança vai acabar com a política do pires na mão, a que prefeitos e governadores hoje são submetidos – afirmou Acir Gurgacz.

O senador também defendeu a aprovação da PEC 124, de 2011, também de sua autoria, que altera a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica. Pela proposta, a cobrança do ICMS desse produto deixa de ser feita no estado consumidor, passando a ser cobrada pelo estado produtor.



25/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro quer incluir contribuições sociais entre fontes de recursos do FPE e do FPM

Acir Gurgacz quer equiparar tablets aos livros

Acir Gurgacz quer plebiscito sobre a reforma política

Acir Gurgacz quer educação de qualidade contra desestruturação familiar

Acir Gurgacz quer atenção para produtor de leite em Rondônia

Acir Gurgacz quer reforma tributária 'inteligente', que estimule a produção