ACM e Michel Temer condecoram Velloso, do STF



Os presidentes do Senado, Antonio Carlos Magalhães, e da Câmara, Michel Temer, condecoraram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso, com a Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional. Essa Ordem foi criada por decreto legislativo em 23 de novembro de 1972 para homenagear pessoas ou instituições dignas de reconhecimento pelo Poder Legislativo.

O presidente do Senado disse que, por mais divergências que se possa ter com o Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, sob a presidência do ministro Carlos Velloso, tem sido "um exemplo para o Brasil em dignidade, coragem e independência". Para Antonio Carlos, Velloso tem uma carreira brilhante, sendo um juiz que honrou todas as togas que vestiu.

- Mas não só ele. Vejo aqui onze brilhantes ministros, todos exemplos de competência e dignidade, inclusive uma senhora - referia-se a Ellen Gracie - das mais brilhantes do país integrada nesta Alta Corte. É uma tradição desta Casa cumprir o seu dever. Pode até, às vezes, ser incompreendida, mas tem demonstrado ao país como se ministra a Justiça, disse o presidente do Senado.

Antonio Carlos observou que gostaria de mencionar um a um todos os ministros do Supremo, mas iria limitar-se a dois, a quem homenagearia em nome de todos:

- Um deles é a figura maior desta Corte, onde tanto tem servido, com seu temperamento às vezes até fechado demais, porque é assim que ele julga que deve ser exercida a profissão, afirmou, referindo-se ao ministro Moreira Alves. O outro é o ministro Carlos Velloso, cuja vida e carreira falam por si próprias e que é uma das maiores figuras da Justiça brasileira - acrescentou.

O presidente do Senado lembrou que, dois anos atrás, estava naquele mesmo local entregando a mesma condecoração a outro ministro, o então presidente do STF Celso de Mello. E acrescentou que, como parlamentares eleitos, a homenagem que ele e o deputado Michel Temer prestavam a Carlos Velloso era uma homenagem do povo brasileiro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal agradeceu a homenagem, disse que o momento é de reforma do Judiciário e que os presidentes do Senado e da Câmara são homens públicos comprometidos com a reforma.

08/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Michel Temer: CPI não vai atrapalhar votações

ACM ENTREGA PROJETO DO IPC A MICHEL TEMER

Michel Temer recebe ministra da Educação de Omã

(Fotos) - Michel Temer e Emerson Kapaz

Tebet participa de homenagem a Michel Temer

Michel Temer renuncia à Presidência da Câmara