ACM LANÇA BIBLIOTECA´VIRTUAL DO CONGRESSO
A biblioteca virtual poderá ser consultada na Internet por meio da página do Senado (www.senado.gov.br) e vai atender prioritariamente a parlamentares e funcionários do Congresso, mas também estará aberta ao acesso de qualquer cidadão. Na Rede serão encontradas informações sobre artigos da Constituição, relatórios ministeriais e presidenciais do Império e da Primeira República, gravuras, mapas, obras raras e até um manuscrito de Machado de Assis.
A coordenação da rede virtual cabe à Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, um dos mais importantes acervos nacionais de Direito, Ciência Política, Educação, Economia e Sociologia, entre outras áreas das Ciências Sociais. A biblioteca do Senado, fundada em 1826, durante o Império, a pedido do senador baiano Visconde de Cairu, conta atualmente com 150 mil livros e 4 mil obras de referência.
- A Rede pretende ser um portal de conhecimento via Internet que vai estar democraticamente aberto a todos os brasileiros - segundo a diretora da biblioteca, Simone Bastos Vieira, que coordena um intercâmbio entre o Senado e a Biblioteca do Congresso dos EUA, hoje, a maior do mundo.
O lançamento contará com a participação do governador do estado, César Borges, do prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, do secretário estadual de Cultura, Paulo Gaudenzi, entre outras autoridades locais.
16/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM LANÇA BIBLIOTECA´VIRTUAL DO CONGRESSO
Portal dos Periódicos lança aplicativo da biblioteca virtual
Biblioteca Virtual lança especial sobre Natal e Ano Novo
Biblioteca virtual em biovigilância é lançada no Brasil
Biblioteca Virtual tem especial sobre olimpíadas
Biblioteca Virtual tem especial sobre olimpíadas