ACM PEDE AOS ÍNDIOS COMPREENSÃO E DIÁLOGO



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, participou nesta quinta-feira (dia 13) de encontro promovido por lideranças indígenas brasileiras com representantes do Congresso Nacional, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O senador pediu "compreensão e diálogo" às comunidades indígenas, para que seja possível encontrar solução para seus problemas. E colocou-se à disposição para colaborar, como porta-voz das reivindicações que considerar "justas", tanto em relação ao governo da Bahia quanto junto ao governo federal.
Antonio Carlos ouviu dois pronunciamentos de líderes indígenas com críticas à política indigenista governamental e reivindicações, notadamente de demarcação de terras e expulsão de brancos dos territórios requeridos pelos índios. O senador pediu a palavra para destacar a importância de brancos e índios comemorarem juntos e em harmonia os 500 anos do descobrimento do país. Ele também fez questão de destacar que "concorda" com diversos pleitos dessas comunidades, ao mesmo tempo em que frisou discordar de outras reivindicações.
Na defesa de um "diálogo" entre brancos e índios, o presidente do Senado apontou o Congresso Nacional como instituição que pode contribuir muito para a solução dos problemas das comunidades indígenas. "Gestos impulsivos não vão resolver", acrescentou, após recomendar aos líderes que "confiem no Senado", para que o diálogo leve a resultados efetivos.

13/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg cobra do governo mais diálogo com os índios

HELOISA HELENA PEDE COMPREENSÃO PARA ALAGOAS E SERGIPE

LAURO CAMPOS PEDE A CRISTOVAM COMPREENSÃO PARA BRASÍLIA

Kátia Abreu pede igualdade de tratamento a índios e não índios nos conflitos de terra

Augusto Botelho pede justiça a índios e não-índios que ocupam a Reserva Raposa/Serra do Sol

SUPLICY: ACM ESTÁ ABERTO A DIÁLOGO SOBRE PROBLEMAS DOS ÍNDIOS