ACM RECEBE REIVINDICAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DO MST



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 10, comissão de dirigentes do MST, que esteve no legislativo para entregar as reivindicações aprovadas no 4º Congresso Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra. Em nome do MST, Gilmar Mauro, um dos coordenadores nacionais do movimento, transmitiu aos presidentes do Senado e da Câmara as decisões do encontro de sem-terra, realizado em Brasília.
De acordo com o coordenador do Movimento Nacional de Trabalhadores Sem-Terra, o encontro aprovou o encaminhamento de três pleitos aos dirigentes do Congresso Nacional: a criação urgente de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção associadas ao caso do desvio de verbas do TRT de São Paulo; a transferência para a Justiça Federal dos julgamentos de crimes contra os direitos humanos; e uma tomada de posição firme dos parlamentares contra o uso de transgênicos na agricultura brasileira.
O presidente do Senado apoiou, de imediato, a tese de "federalização" dos crimes contra os direitos humanos. Projeto nesse sentido já foi aprovado na Câmara dos Deputados, informou Gilmar Mauro. Na própria audiência Antonio Carlos determinou a tramitação urgente da proposta no Senado, a fim de tentar aprovar a matéria ainda em setembro, ou no mais tardar logo após as eleições de outubro.
A questão dos transgênicos também mereceu apoio do presidente do Senado, para o debate da questão e aplicação de todos dispositivos legais que o país já tem sobre a matéria. Com relação ao pedido de criação de uma CPI sobre corrupção, Antonio Carlos lembrou que foi sua a iniciativa de propor a instalação da CPI do Judiciário e destacou que uma investigação dessa natureza exige a identificação de casos concretos a apurar, com justificativas bem fundamentadas sobre a conveniência e necessidade do inquérito parlamentar.
O encontro da comissão de dirigentes do MST com o senador Antonio Carlos Magalhães foi acompanhado pelos deputados Aloísio Mercadante, Adão Preto e Milton Temer, todos do PT, que destacaram à saída da audiência a "cordialidade da recepção e o interesse do presidente do Senado pelas questões apresentadas".

10/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alckmin recebe Comissão de Orçamento do Congresso Nacional

Congresso Nacional recebe príncipe herdeiro do Japão

Tebet recebe ordem máxima do Congresso Nacional

Alckmin recebe integrantes da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional

Congresso Nacional recebe iluminação especial em homenagem ao movimento Outubro Rosa

Projeto especial de visitação do Congresso recebe Prêmio Nacional de Relações Públicas