Congresso Nacional recebe príncipe herdeiro do Japão



O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, foi recebido no Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (18). A visita ocorre no primeiro dia da viagem do príncipe ao Brasil, por ocasião do centenário da imigração japonesa.

Naruhito e uma comitiva de 50 pessoas, entre autoridades, integrantes do teatro popular japonês e personalidades de destaque na comemoração da data, como a miss centenário da imigração japonesa, Adriana Inagaki, chegaram ao Salão Negro conduzidos por membros do cerimonial da Presidência do Senado, por volta das 15h. Foram recebidos pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, e por um grupo de senadores, entre eles Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Na audiência realizada no Salão Nobre, foram debatidos temas como a imigração e a contribuição do povo japonês ao desenvolvimento do Brasil, de acordo com Garibaldi.

- Os japoneses trouxeram uma contribuição muito grande para a agricultura, inicialmente. Depois, enveredaram para a ciência, para a cultura, e houve uma diversificação muito grande. É um povo muito inteligente, muito criativo. Disse a ele [ao príncipe] que em vários recantos do país, hoje, está se comemorando esses 100 anos de imigração - disse o presidente do Senado.

As rígidas recomendações de polidez do protocolo imperial japonês não impediram que Naruhito fosse amplamente fotografado e acompanhado por jornalistas durante todo o percurso pelo Palácio do Congresso. Na avaliação de Garibaldi, em vista do que estava sendo esperado, não houve protocolo nenhum, mas, por outro lado, ele considera que o príncipe se sentiu "inteiramente à vontade".

Um certo tom de descontração teria prevalecido na conversa do herdeiro do trono japonês com os parlamentares brasileiros, segundo o senador Gerson Camata (PMDB-ES), que participou da audiência. Ele contou que, por engano, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) se dirigiu ao príncipe chamando-o de "Vossa Excelência", em vez de "Vossa Alteza", provocando risos entre os presentes.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), por sua vez, teria contado ao príncipe que seus netos são "sansei [netos de japoneses], de olhos amendoados", ao passo que o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) relatou encontro que teve com os pais de Nahurito, o Imperador Akihito e sua esposa Michiko, em Belo Horizonte (MG), em 1998. Gerson Camata disse ainda que o príncipe falou sobre o prazer de estar no Brasil. De acordo com o senador, Nahurito contou que já havia estado no Brasil, em caráter não-oficial, em 1982.

Após se despedir de Garibaldi, o príncipe herdeiro foi conduzido pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, ao Plenário daquela Casa, onde foi realizada sessão solene em homenagem ao centenário da imigração japonesa. Na ocasião, Chinaglia entregou ao príncipe Naruhito medalha comemorativa dos cem anos da presença dos japoneses no país. O parlamentar reforçou os cumprimentos à família imperial e reiterou a contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento do Brasil.

Na manhã desta quarta-feira (18), a comitiva imperial foi recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita marcada pelo lançamento de uma moeda e de um selo comemorativo à data. Lula aproveitou a ocasião para falar das novas oportunidades de investimentos no Brasil nos setores de infra-estrutura, siderurgia, eletroeletrônica e automobilístico, lembrando que o país foi beneficiado por grandes investimentos japoneses em décadas passadas.

A viagem do príncipe Naruhito ao Brasil deverá durar 11 dias. Ele pretende visitar ainda as cidades de São Paulo e Santos (SP); Londrina, Rolândia e Maringá (PR); Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Príncipe herdeiro do Japão é recebido no Congresso Nacional

Príncipe herdeiro do Japão visita o Senado na celebração dos 100 anos da imigração

Príncipe Charles e Camilla visitam o Congresso

Príncipe Charles visita o Congresso e discute questões ambientais com parlamentares

ACM RECEBE REIVINDICAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL DO MST

Palácio dos Bandeirantes recebe presentes que Serra dará a príncipe japonês