Ações de apoio aos passageiros serão reforçadas nos principais aeroportos do País
Medidas vão garantir que empresas tenham aeronaves reversas, ampliação no atendimento aos passageiros e de check-in nos terminais de embarque e desembarque
Ações de fiscalização e apoio aos passageiros serão reforçadas em 12 dos principais aeroportos brasileiros para suprir a grande demanda do período. A Operação Fim de Ano 2012 foi anunciada nessa segunda-feira (10) pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vão realizar as ações entre o período de 13 de dezembro a 14 de janeiro. As regras valem, principalmente, para as empresas aéreas.
A previsão é de que 17,4 milhões de pessoas passem pelos aeroportos no Brasil no mês de dezembro, o que representa um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Até o final de janeiro, calcula-se que, cerca de, 25,7 milhões de passageiros circularão pelos 63 aeroportos administrados pela Infraero. Valor é 10% superior ao período de férias de 2010-2011.
Para atender a demanda, durante este período, as empresas aéreas maiores deverão manter pelo menos 11 aeronaves reserva, antecipar as manutenções programadas, reforçar as equipes de atendimento aos passageiros e de check-in nos terminais de embarque e desembarque e manter atendimento presencial aos passageiros em todos os aeroportos que movimentam mais de 500 mil passageiros ao ano.
As companhias também se comprometeram a não praticar overbooking – ato de vender mais serviços do que a capacidade da companhia - no período e a cumprir a resolução nº 141/2010, que trata dos direitos dos passageiros em casos de atraso ou cancelamento de voos.
11/12/2012 12:00
Artigos Relacionados
Ações para impedir entrada de vírus da aftosa no País são reforçadas
Obras em aeroportos vão aumentar em 81% capacidade de recepção de passageiros no País
Azeredo quer melhorar atendimento nos principais aeroportos do país
Taxa de embarque ficará R$ 0,91 mais cara nos principais aeroportos do País
Equipes aeroportuárias serão reforçadas durante a Copa das Confederações
Ações com foco no combate à dengue em pessoas idosas são reforçadas